Por Junior Campos
A imprensa tem destacado que Pernambuco está entre os estados que teve lançamentos negativos nas contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os valores foram pagos na última sexta-feira.
Diante da nova realidade financeira o prefeito Marconi Santana, de Flores, no Sertão pernambucano, reagiu:
“Ou seja, mais um novo e grande desafio para todos nós gestores municipais, que teremos que sentar e refazer o nosso planejamento financeiro, e assim continuarmos assegurando a manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, na educação infantil e no ensino fundamental”, escreveu o prefeito Marconi Santana de Flores, nas redes sociais em tom de preocupação.
Flores está entre os municípios do Sertão do Pajeú, que perderam, juntos, R$ 5.270.556,21, no valor anual mínimo por aluno Fundeb (VAAF-MIN).
Segundo estudos de instituições municipalistas, com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Fundeb, em 2023, será menor do que o realizado no ano passado. No estudo feito pela entidade, 166 municípios terão repasses financeiros do Fundeb menor do que em 2022, com percentuais que variam de 0,1% a 36%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.