Após dois anos registrando alta, Pernambuco fechou o ano de 2024 com queda no número de mortes violentas intencionais. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 3.441 vidas foram perdidas. A redução foi de 5,5% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 3.639 mortes.
O resultado foi impulsionado pela queda dos crimes contra a vida na Região Metropolitana e no interior. A capital pernambucana apresentou aumento nos números.
Nas mortes violentas intencionais, como são classificadas nacionalmente, estão inseridos os homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e os óbitos decorrentes de ações das forças de segurança.
Em 2024, Pernambuco registrou uma taxa de 36,08 mortes por 100 mil habitantes. No ano anterior, esse índice era de 38,25.
A redução nos números da violência no Estado começou a ser observada a partir de maio, após, segundo o governo estadual, haver um incremento na quantidade de operações de repressão qualificada e no isolamento de líderes de facções criminosas no sistema prisional.
O Estado seguiu uma sequência de queda durante cinco meses, até que em outubro, com 274 mortes, houve um empate nos números comparando com o mesmo período de 2023. Em novembro e dezembro, houve novamente redução.
Em relação aos feminicídios no Estado, houve queda de 8,6% em 2024. Ao todo, 75 casos foram registrados – sete a menos em comparação com 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.