sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro sobre caso Banco Master

 

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou para a próxima segunda-feira (23) o depoimento de Daniel Vorcaro. A oitiva do banqueiro é aguardada por parlamentares para que ele esclareça o envolvimento do Banco Master no escândalo de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

Anteriormente, a data anunciada para o depoimento era a próxima quinta-feira (26). Com a mudança, Vorcaro deve prestar esclarecimentos à CPMI antes de comparecer à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, onde é esperado na terça-feira (24).

O presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que a ida de Vorcaro à comissão foi negociada com a defesa do banqueiro. Entre os termos do acordo está o compromisso dos advogados de que não irão impetrar habeas corpus para evitar o comparecimento.

A movimentação ocorre em meio ao aumento da pressão política sobre o caso. O Congresso Nacional tem buscado capitalizar o apelo popular em torno das denúncias para acelerar iniciativas relacionadas ao banco. Entre as prioridades estão a convocação de pessoas ligadas ao episódio, o acesso a informações sigilosas e a abertura de novas frentes de investigação.

Atualmente, duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) aguardam instalação. Na Câmara dos Deputados, o requerimento enfrenta uma fila de pedidos. Já há também solicitação para criação de uma CPMI específica para apurar o caso, que depende da leitura do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), em sessão conjunta.

Mesmo com os pedidos formais para novas comissões, parlamentares têm buscado adiantar apurações nos colegiados já em funcionamento, como a própria CPMI do INSS, a CPI do Crime Organizado e o grupo de trabalho instituído no âmbito da CAE.

Como mostrou a CNN Brasil, após o escândalo envolvendo o Banco Master vir a público em novembro do ano passado, as comissões de inquérito em atividade no Congresso passaram a receber uma série de requerimentos direcionados à instituição financeira, ampliando o escopo das investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.