A Acadêmicos de Niterói, que estreou no Grupo Especial e abriu a noite de desfiles deste domingo (15), levou para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A apresentação aconteceu no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e retratou a trajetória pessoal e política do petista.
O desfile percorreu desde a infância de Lula em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, passando por sua militância sindical, até sua projeção nacional e internacional como líder político. A narrativa foi embalada por um samba que exaltou a superação da pobreza, a ascensão social e o combate à fome, incluindo referências simbólicas à “estrela” e ao número 13, ícones do Partido dos Trabalhadores (PT).
Atrizes como Dira Paes e Juliana Baroni interpretaram a mãe de Lula, Dona Lindu, e sua segunda esposa, Marisa Letícia, enquanto o papel do presidente ficou com o humorista Paulo Vieira. O samba-enredo também citou figuras históricas da resistência política e social, como Zuzu Angel, Henfil, Vladimir Herzog, Rubens Paiva e Betinho, e terminou com um refrão que exalta diretamente Lula e o Brasil.
Críticas e polêmica do samba-enredo
O desfile provocou críticas por suposta propaganda eleitoral antecipada, já que Lula se coloca como pré-candidato à Presidência em 2026. Além disso, algumas alegorias foram interpretadas como referências ao ex-presidente Jair Bolsonaro, preso em Brasília desde novembro de 2025, cumprindo pena de 27 anos e três meses.
Um dos carros alegóricos retratou a transição presidencial, incluindo a passagem da faixa para a ex-presidente Dilma Rousseff, o impeachment que levou à posse do vice Michel Temer, e a eleição de Bolsonaro, representado pelo personagem “Bozo”. Outro carro mostrou um palhaço gigante preso atrás das grades, imagem compartilhada nas redes sociais por Michelle Bolsonaro, que criticou a homenagem.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também se manifestou: “Se esse desfile fosse em 2022: Bolsonaro estaria preso, busca e apreensão no PL, apreensão no barracão da escola, apreensão dos carros alegóricos e inelegibilidade vitalícia”.
Questionamentos jurídicos
O enredo da Acadêmicos de Niterói gerou questionamentos jurídicos. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou liminar apresentada por Valdenice de Oliveira Meliga, ex-assessora do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para impedir o desfile. O desembargador Ricardo Perlingeiro considerou que eventuais prejuízos não eram irreversíveis e que possíveis irregularidades no uso de verbas públicas poderiam ser apuradas posteriormente.
Na quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também negou pedidos de cancelamento apresentados pelo Partido Novo e Missão. A ministra relatora, Estela Aranha, destacou que a legislação eleitoral proíbe pedido explícito de voto, o que não ficou caracterizado no samba-enredo. A presidente do TSE, Cármen Lúcia, alertou: “Não parece ser um cenário de areias claras de uma praia, parece mais areia movediça. Quem entra entra sabendo que pode afundar”. O Ministério Público já foi intimado a se manifestar.
Cautela na participação de aliados
Devido aos questionamentos jurídicos, aliados de Lula adotaram cautela na participação no desfile. O Palácio do Planalto vetou a presença de ministros na avenida. A primeira-dama Janja da Silva estava prevista para desfilar no último carro alegórico, mas acabou não participando.
Lula, ovacionado ao chegar à Sapucaí, acompanhou a apresentação do camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e de integrantes do governo, incluindo ministros Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), além do deputado federal Lindbergh Farias, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Com isso, o presidente encerrou sua agenda de Carnaval, iniciada no sábado (14) no Recife, acompanhando o desfile do Galo da Madrugada, e em Salvador, na Bahia, onde conferiu trios elétricos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.