sábado, 7 de fevereiro de 2026

Datafolha: Lula lidera com ampla vantagem em Pernambuco contra nomes da direita

A mais recente rodada da pesquisa Datafolha, encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru e divulgada nesta sexta-feira (6), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém ampla liderança em Pernambuco em cenários eleitorais que simulam a disputa presidencial. O petista venceria com folga tanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto o senador Flávio Bolsonaro (PL).

No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 55% das intenções de voto no estado. Tarcísio de Freitas, apontado como um dos principais nomes da direita para a sucessão presidencial, registra apenas 14%. Na sequência, surgem Ratinho Junior, com 5%, Renan Santos, com 3%, e Romeu Zema, com 2%. Chama atenção, neste recorte, o percentual elevado de eleitores que declararam voto em branco ou nulo, que soma 18%.

Quando o adversário testado é Flávio Bolsonaro, o cenário apresenta leve alteração. Lula mantém a dianteira, com 54% das intenções de voto, enquanto o senador sobe para 25%, demonstrando maior capacidade de concentração do eleitorado conservador em comparação ao governador paulista. Nesse cenário, o índice de brancos e nulos recua para 12%.

Simulações de segundo turno

A pesquisa também avaliou cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa direta entre Lula e Tarcísio de Freitas, o presidente venceria por 58% a 29%. Em relação ao levantamento anterior, realizado em outubro de 2025, houve oscilação dentro da margem de erro: Lula caiu um ponto percentual, enquanto Tarcísio avançou um.

Já no confronto contra Flávio Bolsonaro — testado pela primeira vez em segundo turno — Lula ampliaria a vantagem, alcançando 59% das intenções de voto, contra 31% do senador.

O Datafolha ouviu 1.022 eleitores em Pernambuco entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os números PE-09595/2026 e BR-06559/2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.