Os Papangus já estão nas ruas de Bezerros, Agreste do estado, e dão um show de autenticidade e tradição neste domingo. O Bloco dos Papangus é o ponto alto do carnaval do interior do estado. O cortejo teve início às 9h deste domingo, saindo do Polo da Praça Centenária e segue pelo corredor da folia até o palco principal, o QG do Frevo, na Rua Matriz. Os mascarados participam ainda do concurso de Papangus, em seis categorias. Cerca de 300 mil foliões são esperados em Bezerros até a Quarta-feira de Cinzas.
Usando máscaras, perucas e luvas, o agricultor Wellington Bezerra, 27 anos, e o zelador José Gomes da Silva, 28, nem se importam com o calor de 28º que faz na cidade na manhã deste domingo. Eles confeccionam a própria fantasia e saem de Papangu no carnaval desde a infância.
No corredor que fica por trás da Igreja Matriz de Bezerros, os foliões podem conferir o artesanato local. Peças coloridas estão expostas para serem vendidas para os turistas. O comércio funciona das 8h às 19h.
Origem
A palavra Papangu vem de papa-angu. Segundo a tradição, homens decidiram se esconder atrás de máscaras e roupas compridas para que ninguém descobrisse suas identidades. Fantasiados e mudando o tom de voz, percorriam as casas de amigos e parentes, que lhes serviam angu, comida feita à base de milho. A brincadeira tomou grandes proporções e tornou o carnaval de Bezerros o terceiro maior do estado.
A origem dos Papangus de Bezerros, de acordo com o fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros, Ronaldo Souto Maior, se deu em 1881 a partir de uma brincadeira de familiares de senhores de engenhos que saíam mascarados para visitar amigos nas festas de entrudo (antigo carnaval).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.