ACADEMIA

sábado, 29 de setembro de 2018

Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE promoveu ações que estimularam a inclusão e prevenção ao suicídio


O mês de setembro no campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, foi marcado por diversas ações que tinham o objetivo de alertar e conscientizar estudantes e servidores. Inspirado por duas campanhas de abrangência nacional “Setembro Azul” e “Setembro Amarelo” o campus recebeu palestras, vivências e, sobretudo, muita troca de conhecimento. 

As comemorações do Setembro Azul – movimento que objetiva fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância do respeito à comunidade surda, sua língua e cultura, e da semana inclusiva, começaram no início do mês, com intervenções nas paredes do campus e as vivências de acessibilidade. Este momento serviu para que os estudantes experimentassem a sensação de ter alguma necessidade específica e despertasse neles mais conscientização e responsabilidade. 

Nas semanas seguintes, todos puderam participar de palestras, realizadas no auditório do campus, que traziam sempre a inclusão como tema. O psicanalista Danilo Souza, falou com os presentes sobre a inclusão escolar dos alunos com necessidades específicas e a psicóloga Ana Patrícia Vargas, discutiu acerca das dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

Segundo a professora Silvana Aquino, presidente do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Serra Talhada, os eventos alusivos ao setembro azul, cumpriram seus objetivos, que eram justamente fazer com que os alunos e servidores se questionassem a respeito das práticas inclusivas que devem realizar e procurassem aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Eu percebi um impacto positivo principalmente em nossos docentes. Muitos chegaram até mim pedindo ajuda, falando o quão importante é discutirmos a inclusão em nosso campus, querendo aprender LIBRAS. Isso porque no ano que vem ou nos próximos anos, poderemos receber alunos com necessidades específicas e precisamos estar preparados para recebê-los”, salientou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.