ACADEMIA

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Relatório aponta 13 pontos de alto risco em cânions do rio São Francisco

 


Relatório final de vistoria do SGB (Serviço Geológico do Brasil), órgão público vinculado ao Ministério de Minas e Energia, aponta que os tradicionais cânions do rio São Francisco (entre Alagoas e Sergipe) apresentam 13 pontos classificados como de “perigo alto” de acidentes.

A visita a 19 locais ao longo do curso do rio ocorreu entre 14 e 23 de fevereiro, a pedido dos governos dos dois estados, já que a região atrai milhares de turistas todos os anos para passeios de barco. A vistoria passou por cânions dos municípios de Canindé do São Francisco (SE), Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado (AL). Também foram vistoriados cânions em Paulo Afonso (BA), mas no município não acontecem passeios turísticos.

Segundo o documento, os principais riscos identificados foram os da chamada movimentação gravitacional de massa (deslizamentos, queda e rolamento de blocos, desplacamentos e tombamentos), além de um possível destacamento de rochas. O relatório traz recomendações que, segundo a Defesa Civil dos estados, foram aceitas.

Imagens feitas pelos técnicos e obtidas pela coluna destacam várias rochas em condições parecidas com as do lago de Furnas, em Capitólio (MG), onde no início do ano o tombamento de uma rocha causou a morte de dez pessoas.

As áreas foram classificadas desta forma:

– 13 como de perigo alto;
– 3 de perigo moderado;
– 3 de perigo baixo.

“O presente relatório, de caráter emergencial, conclui que a região dos cânions do lago Xingó apresenta, em sua maior parte, condições potenciais para a ocorrência de movimentos gravitacionais de massa, ao longo de seus paredões e taludes naturais”, concluíram os técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.