Uma noite para celebrar a tradição, a sabedoria e o ensinamento dos mestres e mestras da nossa cultura popular. A edição da quinta cultural de janeiro fez uma bela homenagem a homens e mulheres que mantém vivas as tradições e raizes da nossa cultura.
Os títulos de Mestres e Mestras da Cultura foram concedidos através de uma avaliação de mérito cultral feita por uma comissão em novembro de 2024. Foram agraciados os mestres Genézio da Burrinha, o sanfoneiro Cícero Souza, os Maestros Chagas e Jesus, os Mestres Inácio e Manoel Miguel, do coco de roda de negras e negros do leitão da carapuça, e a mestra Maria Ana de Siqueira, artesã que trabalha com “fuxico”, modalidade de costura que usa retalhos, restos de tecido, para confeccionar material de decoração e peças de vestuário.
No final do ano passado, com recursos da política nacional Aldir Blanc, a secretaria de cultura e esportes de Afogados os premiou com quatro mil reais, cada, totalizando um valor de vinte e oito mil reais.
A quinta cultural aconteceu na praça padre Carlos Cottart, com entrega de certificados e apresentações culturais.
"Está é a primeira quinta cultural do ano. Fico muito feliz que conseguimos não apenas captar os recursos, mas aplicar bem, aplicar com transparência, os recursos da política nacional Aldir Blanc. Mais feliz ainda em podermos contribuir com o fortalecimento da nossa cultura e premiando nossos mestres e mestras,” destacou o vice-prefeito Daniel Valadares, que representou o Prefeito Sandrinho Palmeira, que teve que se deslocar ao Recife para a eleição do COMUPE.
“É uma alegria muito grande ver a cultura de Afogados tendo acesso aos editais e podendo beneficiar quem faz arte, quem faz cultura, quem respeita e valoriza as nossas tradições," destacou o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins.
O evento também contou com a participação do Secretário Executivo de Cultura e Esportes, Luciano Pires, e da Secretária de Planejamento e gestão, Thaynnara Queiroz.