ACADEMIA

domingo, 22 de novembro de 2015

Crise hídrica // Vereadores voltam a cobrar celeridade nas obras da segunda etapa da Adutora do Pajeú


Encabeçado pela COPAP, aconteceu nesta quinta feira pela manhã em frente a empresa MRM (responsável pelas obras da segunda etapa da Adutora da Pajeú) um protesto com a participação de vereadores de vários municípios que estão sofrendo com a crise hídrica que se instalou na região do Pajeú.


Quinta Feira (19) um grupo de vereadores da COPAP visitou a área onde é feita a captação pela Adutora. O vereador Augusto Martins fez um relato sobre a situação encontrada. “Captação de 300 litros por segundo, sendo  em média 120 para o ramal de Serra e 180 para o ramal da região de Afogados. Baixou o nível cerca de 3 metros, a área  de captação logo vai precisar de uma drenagem ou  uma flutuante. A boa nova é que choveu em MG e em 40 dias vai melhorar a vazão de Sobradinho que é que abastece o Lago de Itaparica, de onde a água é bombeada para o Pajeú”. Nas fotos você pode perceber a marca da água na parede e o quanto já baixou:
nivel-agua
No última dia 03 os vereadores fizeram um pequeno protesto fechando apenas as portas da empresa e deixaram o local prometendo voltar hoje e fechar a PE-292 se nada tivesse sido resolvido. E foi o que fizeram.
Após uma breve reunião nas portas da empresa, os vereadores decidiram bloquear a PE-292, com o intuito de serem atendidos por responsáveis da empresa. O protesto foi pacifico e acompanhado de perto por policias militares do 23º BPM.
Vereadores fecharam a PE-292 com canos da empresa. Foto: André Luis
Vereadores fecharam a PE-292 com canos da empresa. 
Os vereadores lutam pela celeridade na segunda etapa das obras da Adutora do Pajeú que podem aliviar a vida da população de cidades como: Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito e Tuparetama, que estão sendo duramente castigadas com a crise hídrica, sendo abastecidas através de pipas, já que não há mais de onde a Compesa retirar água para a distribuição com os mananciais todos em colapso.
O bloqueio durou aproximadamente uma hora e vinte minutos e só foi desfeito após um engenheiro representante da empresa conversar com os vereadores.
foto: André Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.