ACADEMIA

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Meio artístico comenta proibição de gêneros musicais no carnaval de Pernambuco

Resultado de imagem para carnaval de pernambuco
Brega, swingueira, arrocha, funk, sertanejo, pagode estilizado, forró eletrônico e forró estilizado foram “barrados” na convocatória da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e estão fora do Carnaval apoiado pelo Governo do Estado em 2017. Divulgado ontem, o edital determina quais gêneros musicais estão aptos a integrar a programação multicultural do próximo ano: cultura popular (40% dos recursos), música de tradição carnavalesca (30% dos recursos), grupos e artistas da música popular brasileira (20%) e orquestras de frevo (10%) serão os grupos responsáveis pela animação da festa.
Gêneros como axé e rock, além do pop, pop rock nacional e forró tradicional, estão liberados, enquadrados na categoria MPB - “desde que, para esta última categoria [forró], ligados à tradição junina ou que tenham a tradição junina como fonte de pesquisa no trabalho a ser apresentado", determina o texto. A convocatória estará com inscrições abertas entre os dias 4 e 12 de janeiro de 2017.
A decisão dividiu opiniões entre artistas e produtores culturais locais, embora não deva “banir” os gêneros musicais preteridos da grade do carnaval do Recife, já que as prefeituras têm autonomia para contratar artistas de quaisquer segmentos para suas grades. Cidades do interior, mais dependentes do aporte financeiro do governo estadual para a realização da festa, devem ser as mais afetadas. Bandas dos gêneros musicais deixados de fora já haviam sido contratadas em anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.