ACADEMIA

sábado, 28 de janeiro de 2017

Projeto determina criação de fundo emergencial para atender vítimas da seca


Está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado, um projeto que determina a criação de um fundo emergencial para atender vítimas da seca e que pode ajudar a driblar a situação crítica que se encontra a população de grande parte dos Municípios brasileiros, principalmente aqueles alocados na região Nordeste, que deve enfrentar em 2017 o sexto ano consecutivo de estiagem.
O Projeto de Lei 719/2015, do senador José Agripino (DEM-RN), estabelece o Fundo de Atendimento às Situações de Emergência e Calamidade Pública Decorrentes de Secas. O relator, senador Elmano Férrer (PTB-PI), sustenta que as secas devastam cidades e comunidades inteiras e as prefeituras dos Municípios atingidos não dispõem de recursos para prestar assistência aos prejudicados.
De acordo com institutos de pesquisa climáticas ligados ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o índice de chuva prevista para a região Nordeste deve ficar abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril deste ano.
Na proposta, pede-se a destinação de R$ 1 bilhão de reais por ano para o fundo. Os recursos seriam originários do Tesouro Nacional, de doações, auxílio de entidades e organismos internacionais. O dinheiro só poderá ser utilizado em situações de emergência e calamidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.