ACADEMIA

domingo, 29 de julho de 2018

Festival em defesa de Lula reúne milhares de pessoas no Rio


Os arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, concentram milhares de pessoas, neste sábado (28), durante o festival Lula Livre. Mais de 40 artistas e intelectuais latino-americanos participam do evento em defesa do ex-presidente.
Lula está preso desde o dia 7 de abril, na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), condenado a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá (SP).
Os participantes do ato ainda reivindicam que o ex-presidente possa ser candidato à Presidência da República, nas próximas eleições. Por ter sido sentenciado em segunda instância, o petista foi enquadrado na lei da Ficha Limpa e dependerá da Corte Eleitoral para poder concorrer ao cargo.
O festival, convocado a partir de um manifesto encabeçado por Chico Buarque, Martinho da Vila, Ziraldo, Leonardo Boff e mais de 800 signatários, contará com oficinas, DJs, apresentações teatrais e shows com a presença de artistas de renome da música brasileira e internacional.
O manifesto afirma que “todo o julgamento do presidente Lula foi um erro jurídico sem limites”. Para os signatários, é inadmissível que Lula, líder em todas as pesquisas, não participe das eleições. “Inadmissível é mantê-lo preso num flagrante desrespeito às regras mais elementares da Justiça”.
Durante o ato, a expressão “Lula Livre” estampa faixas, cartazes e adereços. Diversas barracas ainda distribuem panfletos, máscaras com o rosto do ex-presidente, além de venderem artigos como camisas e bottons com referências a Lula.
Durante a tarde, uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) esteve no local e confiscou alguns materiais. Segundo informações da Folha de S. Paulo, cerca de dez fiscais foram hostilizados quando realizaram a apreensão.
A justificativa dos fiscais é que os materiais fazem campanha antecipada – acessórios com nome de candidatos e menção partidos políticos estão proibidos até 16 de agosto, quando a campanha começa oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.