ACADEMIA

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Semana da Biodiversidade leva educação ambiental para municípios pernambucanos


Começou nesta segunda-feira (26) e vai até o próximo dia 30 a Semana da Biodiversidade de Pernambuco, promovida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com uma série de atividades gratuitas de educação ambiental nos municípios, inclusive, do interior pernambucano.
A programação contempla ainda soltura de animais e a campanha de entrega voluntária de animais silvestres, tendo em vista que a criação e comercialização de animais silvestres é crime ambiental e o infrator está sujeito às penalidades previstas na legislação ambiental.
Os bichos entregues pelos moradores serão posteriormente enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), espaço administrado pela CPRH situado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, antes de serem devolvidos à natureza.
“A proposta é falarmos da gestão e da fiscalização da fauna silvestre e também apresentarmos as pesquisas que estão sendo realizadas, tanto sobre animais silvestres, como nas Unidades de Conservação (UCs) administradas pela CPRH”, explica o diretor-presidente da CPRH, Eduardo Elvino.
Também haverá mostra de vídeos e exposições fotográficas das UCs. No Estado, passam a ser 82 o número de UCs com a aprovação, na última sexta-feira, da criação dos Refúgios de Vida Silvestre (RVSs) Serra do Giz e Serra das Caatingueiras. A programação completa da Semana da Biodiversidade de Pernambuco está disponível na página da CPRH.
O RVS Serra do Giz, com 310,2 hectares no Sertão do Pajeú, também resguarda espécies da fauna e flora específicas da Caatinga e que estão em perigo de extinção. Foram identificadas no território cerca de 66 espécies vegetais, uma delas a aroeira do sertão, bastante ameaçada.
E, das 116 espécies de animais que fazem parte da região, destaque para o gato do mato, também na lista de espécies que correm o risco de desaparecer da natureza. Os estudos para a criação da Serra do Giz contou com o apoio do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.