Em Riacho do Gado, Tabira, a população recebe esta noite orientação para deixar suas casas.
Segundo a vereadora e Presidente da Câmara, Nelly Sampaio, que atua como odontóloga no PSF da comunidade e esteve com equipe da prefeitura de Tabira, o Açude de Zé Flor, em Solidão, estaria ameaçada de romper segundo equipes de engenharia da prefeitura, comandadas pelo engenheiro Ilson Júnior.
A Barragem de Nossa Senhora de Lourdes, de Solidão, não corre risco algum. Muito menos o município, que não está no curso das águas desses reservatórios.
“Está com a parede comprometida”, disse Sampaio. Ela destacou que parte das famílias resistem em deixar as casas. A água não atingiria Solidão, mas pode levar danos à comunidade.
Neste momento não chove nem em Tabira nem em Solidão, mas caso ocorra o risco ficará ainda maior, segundo ela.
Ipa confirma risco: o Diretor do Ipa, Dêva Pessoa, disse que a interpretação é correta. “O receio é uma barragem de Mano”, afirmou. O blog apurou que a Barragem de Zé Flor desemboca na Barragem de Mano que passou por algumas melhorias, mas não resistiria.
Petrônio Ramos, Técnico de Solidão e Supervisor do Ipa Regional Afogados, informou que uma barragem perto da divisa com Água Branca estourou, desaguando na Barragem de Zé Flor. “Ela deságua na Barragem de Mano qie desagua no Riacho do Gado. Essas barragens não atingem Solidão. Periga Riacho do Gado”, disse em áudio.
Prefeito de Solidão não confirma risco: o radialista Anchieta Santos conversou com o prefeito Djalma Alves. Segundo ele, já um problema verificado, mas “nada implique que o açude rompa”.
Ele disse que a prioridade foi de melhorias na Barragem de Mano, pelo tamanho. Ele diz ainda que acredita que, mesmo que haja rompimento do açude de Zé Flor , a Barragem de Mano resistiria.
Ainda assim, diz que o clima é de apreensão e que vai buscar organizar uma força tarefa para melhorar a parede da Barragem e minimizar os riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.