ACADEMIA

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Governo de Pernambuco vai usar redes sociais para fiscalizar

 


Não serão apenas os flagrantes de descumprimento das normas sanitárias que estarão sujeitos a penalizações na virada do ano. O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou, ontem, que imagens de festas postadas nas redes sociais serão utilizadas para responsabilização posteriormente. As multas pelo descumprimento das determinações governamentais vão de R$ 1.000 a R$ 100.000.

“Aqueles que descumprirem as regras básicas serão autuados, vão responder criminalmente. Os proprietários das casas onde houver festas serão responsabilizados, inclusive a posteriori. Nem sempre o Estado vai conseguir chegar na primeira hora, mas vamos levantar fotos, o que vai sair nas redes sociais. E as multas serão aplicadas, independentemente da responsabilização criminal”, pontuou, lembrando os artigos do Código Penal que versam sobre crimes contra a saúde pública, nos artigos 268 e 330.

Eurico elogiou as prefeituras das cidades litorâneas pelas medidas de restrições já tomadas, mas acrescentou que existem informações de que condomínios fechados em Aldeia (Camaragibe) estão programando festas. “Estamos sabendo que estão tentando fazer festas naquela área. Estaremos em todas as regiões, como também em Gravatá, Caruaru e Petrolina, que também organizam grandes eventos”.

O secretário também conclamou a sociedade para fazer a sua parte, incluindo denunciar as irregularidades observadas. Existem três canais de comunicação disponíveis por telefone: 190 (Polícia Militar). 0800 282 1512 (Procon) e 3181 7000 (Núcleo de Controle da Covid). “É uma situação que exige consciência e responsabilidade de todos nós”, explicou, ao enfatizar que o Estado não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

CONSCIENTIZAÇÃO

O secretário estadual de Saúde, André Longo, foi na mesma linha da conscientização da sociedade para deter o avanço do vírus. Ele advertiu que quanto mais a população fizer sua parte hoje, menos casos serão acrescentados às estatísticas no início de 2021.
“Precisamos contar com a atitude de cada um para superá-la. O maior bem que podemos oferecer às pessoas que amamos é a vida e elas estarão seguras se nos tornarmos agentes de proteção e não de contaminação”.

MÁSCARAS

O Governo de Estado anunciou a aquisição de mais um milhão de máscaras de tecido, vindas do Polo de Confecções. O montante já distribuído ultrapassa 2,5 milhões de itens, entre o material adquirido e as doações recebidas. A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) lançará, em 8 de janeiro, um edital para aquisição deste novo lote.

A iniciativa será viabilizada por meio do credenciamento de empresas produtoras de confecção que tenham o selo de qualidade reconhecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). Serão adquiridos lotes com quantidades variando de 20 mil a 100 mil peças.

Por meio do Programa Máscara Para Todos, mais de 100 empresas do Polo de Confecções já receberam essa chancela.

É possível adquirir, no site www.mascarasparatodos.org.br, pacotes de cinco, dez, 50 ou 100 máscaras brancas e lisas, e pagar com cartão de crédito, débito ou boleto bancário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.