O site dos Correios apresentou instabilidade, chegando a ficar fora do ar por algumas horas, na manhã desta quinta-feira (23), um dia antes da véspera de Natal. A página, contudo, já voltou à normalidade. O grupo de hackers Lapsus$, que atacou o site do Ministério da Saúde e tirou do ar a plataforma ConecteSUS no dia 10 de dezembro, afirmou ter invadido o site da estatal nesta quinta.
“Anunciamos um ataque cibernético contra o Correios.com.br. Os serviços estão atualmente offline! Mais informações em breve”, dizia uma mensagem enviada ao canal do Telegram do LAPS$US às 2h da manhã.
O site Down Detector, uma plataforma online que fornece aos usuários informações em tempo real sobre o status de vários sites e serviços, começou a registrar queixas sobre o site dos Correios a partir das 2h da madrugada, coincidindo com a mensagem dos hackers. O pico de queixas ocorreu por volta das 8h, com 221 notificações.
Por meio de nota, os Correios informam parte dos sistemas corporativos e o seu site apresentaram “instabilidade/indisponibilidade”. No texto, a empresa afirma ainda que os sistemas voltaram a operar com “quase toda a capacidade”.
“Os Correios informam que, na manhã desta quinta-feira, 23/12, parte dos sistemas corporativos e Portal dos Correios apresentaram instabilidade/indisponibilidade. Já voltamos a operar com quase toda a capacidade. As equipes técnicas estão atuando para normalização integral, no menor tempo possível.
Não há qualquer indício de perda de informação ou sequestro de dados. Os Correios reafirmam a segurança e a integridade dos dados e de seus sistemas de informação, essenciais para a prestação de serviços aos nossos clientes.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.