Janeiro é sempre um mês muito festivo para o povo de Brejinho-PE, por ser um mês de férias, a cidade acaba se beneficiando com muitos turistas e com os filhos ausentes que retornam para visitar a Terra Mãe do Rio Pajeú. Janeiro também é o mês em que a Igreja comemora o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Desde 1932 acontece a festa em homenagem ao santo.
No inicio, eram três dias de festa, depois da missa sempre havia músicas na difusora do Padre João Leite, com parque, barracas e outros atrativos, posteriormente as festividades passaram a acontecer durante dez dias, sempre terminando no dia 20. A partir de 2015, por determinação da Diocese de Afogados da Ingazeira, houve a separação entre a festa religiosa e a festa profana.
Nesse sentido, Brejinho celebra a festa de São Sebastião, sempre terminando no dia 20. E em seguida se comemora a festa de Janeiro, com shows aberto ao público. Vale salientar que no período da festa religiosa, ocorre a festa do Barracão com diversas atrações musicas. Em suma são mais ou menos 13 dias de festa que movimentam bastante a economia da cidade. Todo comércio é beneficiado, é um momento em que surgem também diversos empregos temporários. A festa gera alegria, diversão e principalmente renda para a economia da Terra Mãe do Rio Pajeú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.