ACADEMIA

sexta-feira, 30 de março de 2018

Dr. Edson, Cidadão do Pajeú


Por Carlos Moura Gomes (foto)
Apegos exagerados e excessivos são sempre nocivos. Sejam referentes a pessoas, clubes de futebol e até mesmo a nossa cidade. Isso pode nos levar a uma sobrevalorização daquilo que nem sempre representa a verdade
O ganhador do Prêmio Nobel de Física, versão 1921, Albert Einstein, embora nascido na Alemanha, estudou na Suíça e, posteriormente, foi para os Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano em 1940.
Alberto Santos Dumont, brasileiríssimo de Minas Gerais, construiu os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Porém, foi na França que se tornou mundialmente conhecido quando em 1901, num voo histórico, contornou a Torre Eiffel, pilotando seu dirigível número 6. Pouco tempo depois, o mundo via o espetacular voo do 14-Bis, ação reconhecida oficialmente pelos representantes da Aviação Internacional.
E o que dizer do nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga? Eita! Esse teve que deixar sua terra, Exu, Sertão de Pernambuco, em busca da sobrevivência. Sua bagagem era uma sanfona, muita coragem e muito, mas muito mesmo, talento de sobra que logo desabrochou como as mais belas rosas que a natureza nos presenteia e que, às vezes, passam despercebidas, não pela ausência de um apurado olfato mas, pela fragilidade dos nossos sentimentos.
Vi, com profunda tristeza, uma internauta que, impensadamente, criticou o competente, respeitado e querido médico, Edson Moura, alegando que suas referências sobre o feliz e compensador tempo em que viveu e conviveu com seus correligionários da antiga Espírito Santo, são impróprias e descabidas, numa clara demonstração de bairrismo.
Ora, ora... A história não nos deixar pecar. No início dos anos 70, como consta do livro “Fragmentos de uma vida”, Dr. Edson foi clinicar no Hospital Público de Tabira. Fez muitos amigos e amigas que os convenceram a disputar a Prefeitura. Foi gestor da Cidade das Tradições por duas vezes, em 1983 e 1992. Depois se elegeu para outro nobre cargo legislativo, mas sua grande paixão era mesmo a medicina. Então, foi na vizinha cidade de Afogados da Ingazeira que realizou seu grande sonho em construir uma Unidade Hospitalar que atendesse, não apenas a uma comunidade, mas contemplasse toda uma região. E, esse povo agradece e reconhece a obstinação dessa valente família em edificar uma obra com a importância e tamanho de nossa gente.
“A Lei da semeadura nos ensina que tudo que plantamos, iremos colher. Seja de bom ou de ruim. Portanto, não faça esperando que as pessoas te devolvam. Faça sabendo que você tomou uma atitude boa e correta.” Assim, para que os grandes homens não sofram injustas agressões e, em nome dos que prezam pelo trabalho, pela honestidade, pela dedicação, pelo respeito e pela humildade, proclamemos, pois, Dr. Edson Moura como Cidadão do Pajeú.
Conscientemente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.