sexta-feira, 22 de maio de 2020

Carnaubeira da Penha, o município com maior isolamento social em Pernambuco, e Solidão em último lugar no combate ao coronavírus


A quinhentos quilômetros de distância do Recife está Carnaubeira da Penha, cidade localizada no Sertão de Pernambuco, criada em 1991 e habitada por apenas 13 mil pessoas, segundo estimativa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A distância física entre a cidade sertaneja e a Região Metropolitana é tão grande quanto às realidades dos seus sistemas de saúde durante a pandemia do novo coronavírus: enquanto o Governo do Estado precisou decretar um ‘lockdown’ em cinco cidades do Grande Recife para conter o avanço da Covid-19 e a sobrecarga dos leitos de terapia intensiva, Carnaubeira assinou a alta do seu único infectado há mais de duas semanas.
Mesmo sem novos casos e com seus seis leitos de retaguarda vazios, criados especialmente para tratar pacientes com a Covid-19, o município sertanejo emplacou no Painel Índice de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), feito em parceria com a empresa In Loco, como a cidade com maior índice de reclusão social do Estado nessa quarta-feira (20), com 54,4%, destronando Recife (54%), Olinda (53,5%), Camaragibe (51%), Jaboatão dos Guararapes (50,9%) e São Lourenço da Mata (50,9%) do topo do ranking, todas atingidas pelo Decreto Estadual que proibiu a circulação de pessoas e veículos, com exceção de trabalhadores de atividades essenciais, desde o último sábado (16).
O primeiro caso de coronavírus em Carnaubeira foi na reserva indígena Atikum, na Serra Umã. Segundo a prefeitura da cidade, o indígena acompanhou uma pessoa da aldeia que estava com problema no coração até Recife. Quando retornou, positivou para a doença, ainda na primeira quinzena de abril. Um bloqueio foi feito na região onde ele morava, o que, de acordo com o prefeito Manoel José da Silva (PDT), foi essencial para conter o avanço da Covid-19. “A gente fez um bloqueio na área e esse caso não disseminou. Fechamos as barreiras da aldeia, chamamos agentes de saúde e pedimos que eles fizessem um trabalho diário nas casas, explicando sobre o risco de contágio e pedindo para que as pessoas não saíssem. O paciente ficou em isolamento, foi tratado e recebeu alta”.
Contraponto
Do outro lado do ranking está Solidão, em último lugar no índice de isolamento social de Pernambuco. Com população estimada em 6 mil habitantes, a cidade do Sertão do Pajeú, que está a 144 quilômetros de Carnaubeira da Penha, não teve nenhum caso confirmado do novo coronavírus e obteve uma reclusão de apenas 28,8% nessa quarta-feira (20). 
O prefeito de Solidão, Djalma Alves de Souza (PSB), disse ter demonstrado surpresa ao ver o baixo percentual de isolamento, e que não entende como, mesmo após diversas ações da prefeitura, os moradores ainda não aderiram à medida. “A gente coloca carro de som na rua, tem feito informativo através da internet, eu não entendo por que esse percentual tão baixo”.
O gestor supõe que a pouca reclusão seja devido à busca do auxílio emergencial de R$ 600 da Caixa Econômica Federal, pago aos autônomos e desempregados prejudicados pela crise da covid-19. “Além do Correio e uma pequena agência do Bradesco, temos dois caixas eletrônicos, um do Banco do Brasil e outro da Caixa, então tem muita visitação do pessoal recebendo os auxílios do governo e Bolsa Família”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.