Por: Diario de Pernambuco
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participará na manhã desta segunda-feira do Fórum Nacional de Governadores, que dentre as pautas escaladas, debaterá os desgastes entre os Poderes ocasionados pelos frequentes ataques do governo federal a instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF). Os participantes do encontro devem reforçar a defesa dessas instituições e o papel que desenvolvem na manutenção da democracia.
Além da participação no evento, Câmara também foi um dos governadores a assinar nota em defesa do STF na última semana. Gestores de 13 estados e do Distrito Federal assinaram o documento que direcionou apoio aos ministros do Supremo, grupo que têm sofrido constantes ataques pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Em publicação nas redes sociais, Paulo Câmara destacou a importância do apoio em pró da “preservação” dos Poderes. “A democracia exige um Judiciário livre e independente, guardião da Constituição e das leis”, escreveu. “No nosso Estado continuaremos atentos à preservação da dignidade desse Poder”, completou.
O Fórum Nacional de Governadores acontece dias após Bolsonaro ter entrado com pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moares. O presidente também afirmou que adotaria a mesma postura contra o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, crítico ferrenho de uma das principais bandeiras levantadas por Bolsonaro: o voto impresso.
Além da defesa das instituições, também estão no radar do evento discussões sobre enfrentamento à pandemia, Reforma Tributária, Pacto Federativo e meio ambiente.
Além de Paulo Câmara, também estarão presentes nomes como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; governador do Piauí, Wellington Dias; governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha; governador do Acre, Gladson Cameli; governador de Alagoas, Renan Filho; governador do Amapá, Waldez Goés; governador do Amazonas, Wilson Lima; governador da Bahia, Rui Costa., entre outros.
Confira a programação:
8 horas: Liberação de acesso à sala virtual para realização de testes.
10 horas: Abertura da reunião pelo anfitrião, Governador do Distrito Federal e
Coordenador do Fórum Nacional de Governadores, Ibaneis Rocha.
10h10min.: Apresentação dos temas Conjuntura Atual, Defesa da Democracia e Riscos
ao Pacto Federativo pelo Governador do Piauí e Coordenador da temática
Vacinação contra Covid-19, Wellington Dias.
10h25min.: Exposição técnica acerca do tema Riscos ao Pacto Federativo pelo
Secretário de Fazenda do Estado do Piauí e Presidente do Comsefaz,
Rafael Fonteles.
10h40min.: Debate entre os Governadores.
11h20min.: Apresentação sobre o tema Governança Climática pelo Governador do
Espírito Santo, Renato Casagrande.
11h35min.: Discussão entre os Governadores.
12 horas: Encerramento dos trabalhos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.