Quase um mês após dizer que os institutos federais são as “vedetes do futuro”, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, convocou uma reunião com reitores de nove estados para contar que planeja dividir algumas dessas instituições.
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, foi convocado pelo Ministério da Educação para essa reunião que aconteceu em Brasília. O assunto tratado foi sobre o reordenamento dos Institutos Federais.
A proposta apresentada pelo Ministério sugere a criação de dez novos institutos em toda a Rede Federal, mas o Ministério deixa claro que não haverá a criação de novos campi, apenas a redistribuição dos já existentes entre os Institutos que serão criados.
Para se posicionar oficialmente diante do projeto, que inclui a divisão do IFPE, o reitor levará a discussão para o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior da instituição. A resposta deve ser apresentada ao Ministério da Educação em 15 dias.
“Temos grande preocupação com os impactos que a proposta pode trazer para o IFPE, por isso, buscaremos amplo diálogo com a nossa comunidade. Temos a responsabilidade de conduzir esse processo com extremo equilíbrio, no curto espaço de tempo que o MEC estabeleceu para nos posicionarmos”, afirmou o reitor José Carlos de Sá.
Com isso o Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, que pertence à Reitoria do Recife, pode ser transferido e passar para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF SertãoPE), que tem sua Reitoria em Petrolina, no Vale do São Francisco. Anos atrás esse assunto foi ventilado e devido a pressões políticas não houve essa transferência, mas pelo andar da carruagem e Afogados da Ingazeira fazendo a divisória no estado entre as duas reitorias poderá prevalecer a força política do Sertão do São Francisco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.