Por Pedro Araújo
São muitos os donos e donas de casas que gostam e criam seus animais domésticos. Até para servir de companhia dentro dos seus lares. Muitos os tratam como se estivessem criando um filho. Até ai tudo bem, nada contra, o direito é para todos.
Mas só criar e dar banho talvez não seja o suficiente. Tomar de conta do seu animal doméstico vai mais além do que dar alimentação e vacinas. Tem que colocar uma coleira apropriada e acorrentar para sair com seus animais quando estes querem (tem hora pra isso), fazer suas necessidades. Muitos criadores acostumaram os seus cachorros e gatos a procurarem as ruas para tais necessidades, mas esquecem de acompanha-los com um saquinho adequado para coletar o que eles deixam nas portas que não são suas residências.
É comum ver e saber a quem pertence alguns animais e ter a certeza que a criação não está sendo adequada, sobretudo, pelo dono ser tão relapso e achar que estão corretos de emporcalhar as portas da vizinhança e se fazer de que nada está acontecendo em sua volta.
Nas proximidades da Rua Augusto Cerquinha é o que mais existe. Soltam os seus animais pela manhã, começam a limpar o quintal onde colocam tais animais no dia a dia, enquanto que os bichanos estão sujando as portas de residências alheias. Depois, gritam para que eles voltem para suas casas e fecham os olhos para o que eles fizeram ou deixaram pra trás.
Pior, os moradores que não tem obrigação nenhuma em limpar as porcarias de animais que não lhes pertencem, sequer podem reclamar, sob pena de ouvir poucas e boas dos errantes.
Hoje existem leis para tudo, mas nem todas são cumpridas. Só existe uma garantia, de que não criaram a lei que obrigue morador nenhum cuidar ou apanhar fezes de animais que não lhe pertence em suas portas. Se essa existe, que os malfeitores nos apresente.
Existem moradores que teimam em querer deixar as portas da vizinhança, e mesmo das ruas, como se fossem a sua cozinha, ou seja, cheia de fezes de animais e o mal cheiro desta. Infelizmente não tem a quem reclamar, se houvesse estaria sujeito de alguns desavisados metidos a defensores dos animais lhe jogar na tumba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.