Em plena semana mundial do Meio Ambiente, as Palmeiras (Archontophoenix cunninghamiana), recém-plantadas na via duplicada no bairro Padre Pedro Pereira, nas imediações da 24ª Ciretran, em Afogados da Ingazeira, foram quebradas por vândalos. As plantas tinham sido colocadas a poucos dias e fazem parte do processo de arborização da cidade.
Infelizmente vândalos estão destruindo algumas dessas Palmeiras, cometendo um desrespeito não só ao meio ambiente, mas a todos que aqui residem.
“Cidadão, ajude a cuidar de nossa cidade, é importante que a comunidade local se envolva e colabore na proteção das árvores e Palmeiras recém-plantadas e denunciem qualquer atividade suspeita ou destrutiva que possam ser testemunhadas”, diz em suas entrelinhas o Blog de Itamar França.
A conscientização sobre a importância das árvores e sua contribuição para o bem-estar e a saúde das pessoas e do meio ambiente também pode ajudar a reduzir a incidência de vandalismo.
Crime ambiental e depredação de patrimônio público
De acordo com o artigo 49 da Lei 9.605/98, é considerado crime ambiental “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”. A pena prevista para esse tipo de infração é de três meses a um ano, sendo sujeito a multa. No caso de crime culposo, a pena é de um a seis meses, lembra o blog.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.