ACADEMIA

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Rebelião em presídio na Grande Fortaleza: 149 internos levados à delegacia e nove presos feridos

 


A Unidade Prisional Itaitinga 4, também conhecida como CPPL IV, vem registrando episódios de motim, que resultaram em uma rebelião nesta quarta-feira (27). As manifestações têm como motivação central o retorno de um diretor à unidade, afastado pela Justiça no último mês de junho, sob acusação de torturar internos.

Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), 149 presos faccionados e rebelados foram levados à Delegacia Metropolitana de Itaitinga. Nove internos ficaram feridos. A Pasta afirma que os presos se amotinaram e agrediram policiais penais e que “a polícia penal se defendeu do ato criminoso e precisou utilizar o uso medido da força”.

Os juízes corregedores das quatro Varas de Execução Penal e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Fortaleza e a reportagem do Diário do Nordeste estiveram no local nesta quarta. ‘Armas brancas’ que teriam sido utilizadas pelos internos foram apreendidas.

A juíza-corregedora Luciana Teixeira destacou que “esses últimos fatos não estão dentro das conformidades”. Conforme a magistrada, já foi solicitado de forma oficial pedido de imagens das câmeras corporais usadas pelos agentes.

Ainda em nota, a SAP “reitera que não cederá espaço para as ações criminosas das facções, manterá as unidades do Estado seguras e seguirá no forte trabalho de ressocialização da população privada de liberdade, bem como o investimento e valorização da honrada polícia penal do Ceará”.

Fonte: Diario de Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.