Alunos do EREM Oliviera Lima de São José do Egito, marcaram presença no 25º Congresso dos Povos Indígenas Xukuru. O evento, um dos mais importantes do calendário indígena de Pernambuco, reuniu mais de 5 mil representantes da etnia Xukuru, além de autoridades e lideranças sociais. Com uma população indígena superior a 25 mil pessoas em todo o estado, Pernambuco carrega um protagonismo histórico na luta pelos direitos dos povos originários — e Pesqueira ocupa um papel central nessa trajetória.
Durante uma aula extra classe, estudantes do 3º ano da EREM Oliveira Lima participaram, pela primeira vez, da 25ª Assembleia do Povo Xukuru de Ororubá, realizada na cidade de Pesqueira. O evento teve como tema central Limolaygo Toype: do passado violado ao presente criminalizado, resistiremos.
A participação foi viabilizada por uma iniciativa da professora Rafaely Leite, como parte de seu Projeto de Mestrado em Sociologia, desenvolvida de forma interdisciplinar com os professores Julio Marcelo e Djaelson Silva. A assembleia aconteceu no Espaço Sagrado Mandacaru, situado no território Xukuru, local onde tradições, crenças e valores são preservados e transmitidos entre gerações.
A experiência proporcionou aos estudantes uma aula de campo rica em aprendizado e reflexão, ampliando seus horizontes para além dos conteúdos dos livros didáticos e oferecendo um contato direto com a resistência e a cultura dos Povos Originários.
Ao evento estavam presentes o prefeito de Pesqueira Cacique Marquinhos, que é uma das principais lideranças do povo Xukuru, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e autordades.
Marcelo Patriota

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.