ACADEMIA

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Gaza: Obama pede a Israel cessar-fogo imediato

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realçou ontem, ao telefone, ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a necessidade de um cessar-fogo, em Gaza, imediato e duradouro.
Num comunicado, a Casa Branca refere que Obama «deixou claro que é um imperativo estratégico instituir um cessar-fogo humanitário imediato e sem condições, que acabe com os confrontos e conduza à permanente cessação de hostilidades, com base no acordo de cessar-fogo de novembro de 2012».
Apesar de reconhecer o direito de ISRAEL a defender-se dos ataques do Hamas, o Presidente norte-americano lembrou que deve ser permitido aos palestinianos em Gaza «levarem vidas normais e resolverem as necessidades de desenvolvimento econômico a longo prazo».
A nota surge depois de o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ter regressado a Washington após uma semana de contactos no Médio Oriente e em Paris, mas que não alcançaram um cessar-fogo permanente, capaz de terminar com os combates.
Kerry está a trabalhar junto do Governo de ISRAEL e do movimento islamita Hamas no sentido de serem retomadas negociações, no quadro da proposta do Egito, para se pôr fim ao derramamento de sangue em Gaza.
Fonte: TVI 24 de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.