ACADEMIA

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Tabirense Dulce Lima é premiada na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares


O projeto da poetisa Maria Dulce de Lima Pessoa foi aprovado na etapa final da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros e será premiado com 10 mil reais. O objetivo do prêmio é estimular uma das nossas maiores riquezas, a cultura feita pelo povo do Brasil.
Lançado em junho, o prêmio foi recordista em número de inscrições – 2.862 – no âmbito da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC. Foram selecionadas iniciativas de todas as regiões: 258 do Nordeste, 151 do Sudeste, 42 do Norte, 21 do Centro-Oeste e 28 do Sul.
A comissão de seleção do prêmio, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, elegeu iniciativas que retomam práticas populares em processo de esquecimento e difundem tais expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre elas, o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Não foram incluídas no prêmio Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.
Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. “Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso País”, afirmou.
Os premiados têm prazo de 60 dias a partir desta terça-feira para envio da documentação complementar solicitada no edital. O material pode ser enviado para o endereço eletrônico coedi@cultura.gov.br ou por via postal para o endereço abaixo:
Edital de Seleção Pública n.º 01, de 29/05/2017 – Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros – Setor Hoteleiro Sul – Quadra 02, Bloco “B”, Ed. TELEX – Térreo – Caixa Postal: 8591 – Brasília/DF – CEP 70.312-970.
Tabira Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.