ACADEMIA

domingo, 28 de abril de 2019

Conferência da Criança e do Adolescente em Sertânia reúne mais de 200 pessoas

Foi promovida nesta quinta-feira (25), no município de Sertânia, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A ação aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Avenida Presidente Vargas, e contou com 250 participantes, entre crianças, adolescentes e pessoas que trabalham na área da infância e da juventude, setores de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer.
A iniciativa teve início com o credenciamento do público e logo depois houve a abertura oficial com apresentações culturais da Escola de Música Demétrio Dias Araújo, ligada a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo; grupo de capoeira Tapurumã; alunos do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que apresentaram um recital sobre a dengue; grupo de dança Sete Cores; membros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que realizaram uma homenagem a Rua Velha.
Após esse momento houve a formação da mesa com as autoridades presentes, entre elas o prefeito Ângelo Ferreira, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Rita Rodrigues, o Presidente do Conselho Tutelar, Tiago Medeiros, o Presidente do COMDECA, Filipe Morais e vereadores. Em seguida foi lido o regimento interno da conferência, que teve continuidade com a palestra da Conselheira Tutelar Maria Cristina Bezerra abordando o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.
Foi dada sequência ao evento com a formação dos grupos de trabalho que debateram os seguintes assuntos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção; Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Foram cinco eixos de discussão que tinham como finalidade apresentar ideias que promovam a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Sertânia. A ação consiste na elaboração de políticas públicas que assegurem o cumprimento dos direitos desse público.
Foram aprovadas 25 propostas, entre elas: criação de um centro de apoio à criança e ao adolescente; ações voltadas para a criança e adolescente de comunidades rurais; e informatização em todas as escolas do município.  Ao fim, foram escolhidos onze delegados que representarão Sertânia na etapa regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.