ACADEMIA

terça-feira, 30 de abril de 2019

Anac libera voo em Caruaru. E Serra Talhada? É só promessas


Considerado um importante instrumento para o desenvolvimento do Agreste pernambucano, o Aeródromo Público Oscar Laranjeiras, em Caruaru, voltou a funcionar depois de sete meses interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde ontem estão autorizados pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte, em operações diurnas.
A suspensão das atividades se deu em setembro do ano passado após, segundo a Anac, serem “constatadas não conformidades às normas de aviação civil, durante inspeção realizada no local”. Para que o aeródromo fosse liberado, a agência fez três vistorias, sendo a última no mês passado, quando as melhorias pedidas pela entidade foram concluídas. Em geral, o principal problema do Oscar Laranjeiras era um muro que havia sido quebrado por vândalos e pelo qual passavam pessoas, animais e até veículos, como motocicletas.
A retomada das atividades, no entanto, só foi possível após um trabalho conjunto entre empresários da região, Prefeitura de Caruaru e governo do Estado. O aeródromo vinha fazendo falta, principalmente, para os empresários que precisavam se deslocar para o Recife de carro ou enviar mercadorias de caminhão, onerando as operações comerciais.
De acordo com o secretário do Aeroclube de Caruaru, coronel Reginaldo Oliveira, o local ainda precisa de reformas. “Os empresários locais se reuniram e refizeram o muro, além de algumas sinalizações. A Prefeitura fez a roçagem do mato e o Estado colocou guardas patrimoniais para impedir vandalismo, mas a iluminação segue quebrada e não pode haver operações à noite. Além disso, o terminal de passageiros foi vandalizado durante a interdição”, contou ele em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.
De acordo com a secretária Fernanda Batista, titular da pasta de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, a reativação do aeroporto de Caruaru era uma das principais metas do governo do Estado para o início deste ano. “Focamos nas questões administrativas, negociamos com a Anac e pedimos urgência na análise das documentações, para que o aeroporto pudesse voltar a funcionar”, contou a secretária à Rádio Jornal Caruaru.
“Temos um cronograma de restabelecer o balizamento noturno, além de regularizar o aeroporto para voos regulares, porque Caruaru é uma região que tem demanda, que tem um potencial Temos o prazo de restabelecer o balizamento ainda neste ano.” De acordo com Fernanda Batista, o investimento necessário para deixar o aeroporto regular é de R$ 500 mil.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Caruaru, Manoel Santos, a reabertura do aeroporto significa a retomada da economia no Agreste. “Esse aeroporto é um instrumento importante não só para o lazer, mas para o desenvolvimento aqui da região. O retorno vai ampliar o turismo de negócios e dar apoio à indústria e ao comércio.”
VIABILIDADE
“Uma cidade como Caruaru, que tem cerca de 350 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 6,2 bilhões é atrativa para qualquer companhia aérea. Mas sem a atração de uma companhia aérea nenhum aeroporto se sustenta. Se a localidade for atrativa para voos low cost (de baixo custo), esse aeroporto se viabiliza. Os fatores sócio-econômicos de Caruaru são interessantes. O único problema é a localização muito próxima ao Recife”, resume o professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) Alessandro Vieira. O ITA é especializado na avaliação da infraestrutura aeroportuária.
Outro indicador da viabilidade do aeroporto é o fato de que a Azul anunciou, no ano passado, que faria voos regulares para Caruaru e Serra Talhada. Em nota, a assessoria de imprensa da empresa informou que “confirma seu interesse em realizar voos regulares em Serra Talhada e Caruaru e aguarda por parte do governo do Estado a liberação de um cronograma de adequação dos aeroportos”, argumentando que os voos só serão implementados “tão logo os dois aeroportos recebem as certificações necessárias da Anac para o início de suas operações”.
O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, acredita que a chegada de voos comerciais será breve. “Foi fundamental a liberação da Anac. Isso significa dizer que nós os teremos em muita brevidade, fortalecendo toda grande Caruaru e vocação para o turismo de negócios.”
AGRESTE Empresários da região se uniram para recuperar muro quebrado por vândalos, pelo qual passavam pessoas, animais e até motocicletas, comprometendo a segurança do aeródromo. Para presidente do Sindicato dos Lojistas de Caruaru, Manoel Santos, reabertura do aeroporto proporciona retomada da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.