ACADEMIA

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Pernambuco anuncia reabertura de 70 leitos de UTI e enfermaria para doentes com Covid-19 na rede pública

 


O governo de Pernambuco anunciou a reabertura de 70 leitos para pacientes com a Covid-19, na rede pública, devido a um aumento na taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (26), pelo secretário de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva transmitida pela internet.

Do total de leitos reabertos, 20 são de UTIs e 50, de enfermarias. De acordo com André Longo, dez leitos de UTI serão abertos no Hospital de Referência Covid-19, conhecido anteriormente como Hospital Alfa, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e mais dez na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda. As 50 vagas de enfermaria serão abertas nas duas unidades.

“Sobre a ocupação das vagas dedicadas a pacientes com suspeita da doença, ontem e hoje, a taxa das UTIs atingiu 80%. Isso foi resultado também pela retirada do sistema de regulação de leitos daqueles leitos de terapia intensiva que compunham o hospital de campanha de Petrolina. Pernambuco estuda, neste momento, a reposição desses leitos”, disse o secretário.

André Longo também afirmou que a alta na taxa prevê a reabertura de mais leitos. “Nosso plano de contingência prevê a abertura de leitos, caso seja alcançada essa taxa de 80%, de forma sustentada. Assim, o governo de Pernambuco, prevê, até a próxima semana ou nos próximos dez dias, mais 20 vagas de UTI adulto e 50 vagas de enfermaria”, afirmou.

De acordo com a secretaria de saúde, a ocupação média dos 1.692 leitos dedicados a casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em Pernambuco está em 73%. Segundo o estado, são 80% de UTI (816 leitos) e de 66% de enfermaria (806).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.