ACADEMIA

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Durante a semana do bebê, Prefeitura de Afogados promove atividade sobre a importância da amamentação


 Amamentar é um gesto de amor, um dos mais profundos elos que podem existir entre uma mãe e o seu recém-nascido. Além das vantagens nutricionais, a importância do ato em si, transcende a simples alimentação.

Sobre esses e outros cuidados relacionados à amamentação, a Prefeitura de Afogados promoveu uma atividade, no auditório da Secretaria de Assistência Social, com as mães e os recém-nascidos acompanhados pelo programa Criança Feliz no município. As orientações foram repassadas pela enfermeira obstetra Natali Moraes, que atua no Hospital Regional Emília Câmara.

A primeira-dama do município, Lelis Vasconcelos, e sua filha, Eulália, participaram da atividade, como forma de incentivar e apoiar a iniciativa. “É muito importante uma ação como essa, pois ajuda a sensibilizar as mães sobre a importância do aleitamento materno. Mulheres que por ventura tenham ou sintam alguma dificuldade, podem procurar a rede municipal de saúde, a sua unidade, a sua agente de saúde, elas estão capacitadas para lhe dar todo o apoio e a orientação necessárias,” destacou Lelis.

Na parte da tarde, a Prefeitura promoveu um ensaio fotográfico com algumas das participantes que se dispuseram. As fotos serão doadas gratuitamente às participantes. O ensaio foi realizado pelo fotógrafo Cláudio Gomes.

Confira algumas informações sobre a importância da amamentação. Os dados são do Instituto Doula Brasil, que realiza importantes ações educativas nessa e em outras áreas da primeira infância.

• Proteção contra câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), durante a amamentação, ocorre a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético. Dessa forma, ocorre a diminuição das chances de câncer de mama na mulher.

• Diminuição do sangramento no pós-parto
Durante a amamentação, ocorre a liberação da ocitocina, conhecida também como hormônio do amor. Dessa forma, quando o útero recebe esse hormônio, ele se contrai, apertando as áreas feridas em sua cavidade interna, de modo a fazer o sangramento parar mais rápido.
• Aceleração da perda de peso

Conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática da amamentação exclusiva durante 6 meses contribui para uma perda de peso mais rápida da mãe, pois a quantidade de leite produzido diariamente nas glândulas mamárias é muito intensa. Dessa maneira, a simples atividade de amamentar pode queimar até 800 calorias por dia, o que equivale a meia hora de caminhada.
• “Contraceptivo natural”

A sucção do bebê e a produção de leite aumentam a quantidade de progesterona, hormônio que impede a ovulação na mulher. Mas vale lembrar que esse não é um método 100% eficaz, pois cerca de 2 a 15% das mulheres que estavam amamentando exclusivamente, sem utilizar nenhum outro contraceptivo, engravidaram.

• Protege contra doenças cardiovasculares
De acordo com estudos realizados na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, a amamentação é uma grande aliada do coração, pois ao amamentar, os depósitos de gordura no corpo reduzem, contribuindo com o fortalecimento do sistema cardiovascular.

Dessa forma, é importante que todas as mamães tenham uma experiência saudável e feliz durante o processo de amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.