ACADEMIA

quarta-feira, 27 de julho de 2016

CURSO DE CABELEIREIRAS CONCLUI ATIVIDADES COM INAUGURAÇÃO DE SALÃO DE BELEZA

A noite da última segunda-feira (25) foi de alegria para 30 mulheres dos bairros de Fátima I e II, Cohab, Antônio Cristóvão do Amaral e Feijão Puro, no município de Tabira (PE), com a conclusão do curso de formação em Cabeleireiras iniciado em maio. O curso, que conta com a assessoria da ONG Diaconia em parceria com a associação AUNIFIC e a prefeitura municipal, faz parte do projeto “Vida Plena para o Povo do Nordeste”, apoiado pela agência Pão para o Mundo.
Na programação, as próprias concluintes montaram um desfile com amostras do trabalho e penteados específicos para diferentes ocasiões, como formaturas e casamentos (noiva, daminhas, acompanhantes e madrinhas), inclusive aplicando nas modelos as aulas básicas de maquiagem.
Uma das concluintes mais contentes era Andréia de Oliveira. Natural do município de Custódia e há pouco tempo morando em Tabira, Andréia tinha somente duas conhecidas na cidade. “Hoje posso dizer que tenho mais de 40 amigas, pois esse grupo foi como uma família pra mim. Trouxe amizade, diversão e lazer que quase não existem para as mulheres da comunidade”, comemorou.
Outra cabeleireira, Valéria Silva, agradeceu pela oportunidade trazida pelo projeto em mudar as vidas das mulheres na geração de renda. “Essa foi a primeira oportunidade, em seis anos de existência da associação”.
Além dos certificados recebidos, um salão de beleza comunitário vai reforçar o aprendizado com estrutura de equipamentos básicos, para que o grupo inicie o empreendimento. “A Associação cedeu o local, sem custo para elas, e a gestão será feita por um grupo de 10 mulheres, pois mais de 11 do grupo maior já estão trabalhando em suas casas ou irão utilizar os conhecimento adquiridos para suas famílias”, afirma o coordenador local da Diaconia, Adilson Viana.
Este é mais um passo dado em direção à autonomia das mulheres da localidade na geração de renda. O coordenador ainda lembra a proatividade do grupo em desenvolver outras atividades relacionadas à estética além do que aprenderam no curso, como pinturas e outros penteados. “Esta diversidade de conhecimento gerado vai fortalecer o trabalho delas e ajudar a se consolidarem no bairro”, completa Adilson. Uma apresentação sobre os 49 anos de atuação da Diaconia também esteve inserida no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.