Folha de S.Paulo
Após aceitar propostas apenas de empresas brasileiras na primeira licitação, a CBF vai abrir a disputa pelos direitos de transmissão da seleção até a Copa do Mundo de 2022 para agências de marketing estrangeiras. A nova concorrência terá o vencedor anunciado até o fim do ano e pretende vender o pacote de transmissão para a TV aberta, fechada e pay-per-view de pelo menos 35 amistosos e jogos da seleção nas eliminatórias do Mundial do Qatar. A Folha apurou que a vencedora poderá sublicenciar os direitos para emissoras interessadas, segundo novas regras, que deverão ser anunciadas no próximo mês.
O modelo de licitação será semelhante ao feito pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Na última quarta-feira (27), a entidade continental anunciou o consórcio formado pela IMG e Perform para comercializar as Copas Libertadores e Sul-Americana e a Recopa entre 2019 e 2022.
O consórcio aceitou pagar US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) para a confederação.
Sobre a abertura da concorrência para empresas do exterior, a CBF diz não comentar questões negociais que envolvem contratos com cláusula de confidencialidade. O pacote que será licitado tem como uma das atrações confronto com a Alemanha, em março, em Berlim. Esta será a primeira vez que as equipes se encontram desde a goleada por 7 a 1 imposto pelos alemães, pela semifinal da Copa de 2014, em Belo Horizonte (MG).
Em junho, a CBF não chegou a um acordo com a Globo e produziu e transmitiu os dois amistosos da seleção contra Argentina e Austrália, na Oceania. Para a partida ser exibida nos canais abertos, a CBF comprou horário na TV Brasil e na TV Cultura. Por lei, os jogos da seleção são obrigados a passar em pelo menos um canal aberto.
A CBF pode repetir a experiência de junho, quando Pelé foi contratado para comentar os amistosos. A entidade pagou R$ 400 mil para ter o ex-jogador em sua transmissão. O ex-atacante Denílson também participou, embora o plano inicial fosse contratar Diego Maradona para fazer dupla com Pelé. Treinador do Al-Fujairah, dos Emirados Árabes, o ídolo recusou.
Em novembro, a seleção fará dois amistosos na Europa. Ainda não está definido como essas partidas serão exibidas na TV aberta. O resultado da licitação dificilmente sairá até o primeiro jogo da excursão europeia. O Japão, também classificado para a Copa do Mundo de 2018 será o primeiro adversário da seleção em novembro. O amistoso será em Lille, na França, no dia 10. Em seguida, o Brasil jogará, provavelmente, na Inglaterra. O adversário ainda não foi anunciado.
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