ACADEMIA

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Pernambuco investiga seis mortes por suspeitas de arboviroses em Arcoverde, Custodia e outras cidades


JC Online

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando seis mortes por suspeita de arboviroses em 2019. Os casos foram notificados em Ipojuca, Custódia, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde e São Benedito do Sul.

Os casos são investigados para serem confirmados ou descartados pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses de Pernambuco. Conforme protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico do paciente.

Segundo o boletim da pasta, divulgado nesta quarta-feira (20), os casos envolvem duas crianças, um adolescente e três adultos. Por enquanto, as suspeitas não descartam nenhuma das arboviroses, zika, chikungunya e dengue.

Em janeiro, a SES confirmou a suspeita da primeira morte por arbovirose do ano. A morte aconteceu em Ipojuca, no Grande Recife, e a vítima foi um homem de 46 anos. O óbito foi registrado no dia 8 de janeiro.

Na segunda-feira (18), a segunda morte por suspeita de arboviroses deste ano foi confirmada pela Secretaria. O caso foi registrado em Custódia, município do Sertão de Pernambuco.

Dados
Somando as três doenças transmitidas pelo Aedes, em 2018, Pernambuco registrou mais de seis mil casos confirmados. Este ano, até o dia 19 de janeiro, foram notificados 388 casos suspeitos para as três arboviroses, segundo dados da SES.

Dengue:
Casos notificados: 331

Casos confirmados: 5

Zika:
Casos notificados: 12

Casos confirmados: 1

Chikungunya:
Casos notificados: 45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.