sexta-feira, 24 de abril de 2020

Fundação Joaquim Nabuco conta a história do município de Calumbí


A Fundação Joaquim Nabuco, em seu projeto ‘História dos Municípios de Pernambuco’, contou um pouco sobre a trajetória da cidade de Calumbí, município vizinho a Serra Talhada.
Um pouco da história
As terras onde localiza-se atualmente o município de Calumbí, na região sertaneja do Pajeú pernambucano, pertenciam à família Barbosa – a primeira a chegar no local. Uma das primeiras construções ali feitas -quando o povoamento do município começou a crescer- foi à igreja em devoção a Nossa Senhora da Conceição. É lá onde comemora-se, em todo 8 de dezembro desde 1877, a festa em homenagem a Santa.
Inicialmente, o local foi batizado de São Serafim, à época subordinado ao município de Flores. Em 31 de março de 1938, o distrito de São Serafim passou a ser chamado de Calumbí. Segundo populares, o município recebeu essa nomenclatura em virtude da grande quantidade da planta arbustiva de mesmo nome. Em 20 de dezembro de 1963, Calumbí foi elevado à categoria de município.
Dados do Município
Considerada uma das cidades menos populosas da Microrregião do Pajeú, Calumbí registrou 5.750 habitantes, de acordo com dados do ano de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alguns locais do município são bastante frequentados pelos moradores, dentre eles a Capela do Padre Cícero, a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a imagem em homenagem ao Cristo Redentor da região e Parque de Vaquejada União.
A atividade econômica predominante da região é a agricultura. Possui lavouras temporárias de algodão herbáceo, feijão, mandioca e milho. Além de lavoura permanente de banana. A economia pecuária também movimenta o local. Situado na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, a distância entre o município de Calumbí e o Recife é de 409 quilômetros.
Calumbí encontra-se também na Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, em que seus principais tributários são o Rio Pajeú e alguns riachos de regime intermitente. As informações constam no Portal NN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.