ACADEMIA

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Escola de Controle Interno conclui programação de cursos online

 


A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), concluiu na última sexta-feira, dia 20, as aulas dos cursos online “Extract Transform Load (ETL) básico com Pentaho Data Integration (PDI)” e “Tomada de Contas Especial: aspectos da Resolução TC Nº 36/2018”. Ao longo da semana foram capacitados servidores de vários órgãos do Poder Executivo estadual. Realizada em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a programação teve início na segunda-feira, dia 16.

Novo na grade da ECI, o curso “ETL básico com PDI” foi direcionado para funcionários que trabalham com base de dados estruturada. O instrutor Wellington Moura, coordenador de Produção de Informações da Diretoria de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI/SCGE), trabalhou com conteúdo teórico e uma série de atividades práticas.

Já o curso “Tomada de Contas Especial” teve como instrutor Daniel Tiné, gestor governamental de Controle Interno da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Dentro do plano de aula, ele repassou aos participantes, o conceito e os objetivos da TCEsp, os casos em que deve ser instaurada, os agentes que estão sujeitos ao instrumento, as autoridades competentes para instauração, o processamento, além de outros pontos correlatos.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI/SCGE conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.