ACADEMIA

terça-feira, 27 de julho de 2021

Escola Tomé Francisco, de Quixaba, envolve toda a comunidade para vivenciar Paulo Freire

 


A Escola Tomé Francisco da Silva, situada em Quixaba, Sertão de Pernambuco, respira Paulo Freire. Em celebração ao centenário de aniversário do patrono da educação brasileira, comemorado em todas as escolas da Rede Estadual, a unidade de ensino promoveu diferentes atividades envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade escolar e do entorno. As ações começaram no mês de julho, e o objetivo delas é que o legado de Freire seja perpetuado na região.

No início do mês, a unidade de ensino trabalhou o livro “Primeiras Palavras em Paulo Freire”, de Ivo Dickmann e Ivanio Dickmann. Na obra, há diversas citações do educador, que foram transcritas pelas gestão da escola e enviada para pais, moradores, estudantes, além de funcionários, em formato de carta. Com ela, seguiu uma recomendação da escola de que cada pessoa que recebesse o texto deveria fazer uma síntese e devolver à unidade de ensino. No dia 19 de julho, a escola promoveu um café literário com todos os professores, com direito a apresentação de grupo musical e uma live com os autores do livro sobre Freire. Os docentes leram todos os resumos e fizeram comentários sobre os textos.

“Foi uma experiência enriquecedora, uma iniciativa bastante interativa. Primeiro, nós refletimos as ideias de Paulo Freire com todos da comunidade escolar: estudantes, pais, moradores da cidade e funcionários. E através da leitura dessas sínteses, foi despertado nos professores o desejo de ler mais Paulo Freire, pois muitos não se aprofundaram nas suas obras ainda. A atividade foi extremamente importante para abrir a visão dos educandos, também, que participaram ativamente da confecção dessas cartas”, contou Rosineide Alves, educadora de apoio da unidade de ensino.

De acordo com a gestora adjunta da Escola Tomé Francisco da Silva, Josilene da Silva, uma exposição com as cartas e sínteses foi feita na unidade de ensino para todos visitarem. “Ao todo, 52 pessoas participaram enviando os textos e nós ficamos muito felizes com o resultado. Realizamos esta ação com objetivo de refletir, trazer a voz dos pais, dos alunos, de toda a comunidade para dentro da escola e a partir dessas falas, levar os professores a dialogar com essas pessoas para continuar lutando por uma educação transformadora e libertadora, tão necessária no contexto atual”, disse a adjunta.

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