ACADEMIA

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Secretaria Executiva de Gestão da Rede realiza ação formativa na GRE Sertão do Alto Pajeú

 


A Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE), por meio da Superintendência Técnica de Gestão de Rede (SUTER), realizou uma ação formativa sobre o Grêmio Estudantil e o protagonismo juvenil na Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú. O evento aconteceu no formato remoto, através da plataforma Google Meet, e teve como objetivo fortalecer a instância colegiada do Grêmio Estudantil como processo de atuação do protagonismo juvenil nas escolas estaduais de educação.

A abertura do encontro foi realizada pela gerente da GRE, Socorro Amaral, que falou sobre a importância do momento e da participação dos representantes das escolas. “Agradeço a presença de todos e reitero que a formação serviu para contribuir com a equipe gestora no processo de revitalização, implantação e implementação dos grêmios estudantis”, frisou.

Também estiveram presentes na ação a equipe de gestores escolares, assistentes de gestão e um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Clóvis Nogueira. O Grêmio Estudantil é um importante canal de ação e comunicação que estimula o protagonismo juvenil, dando voz aos jovens e os incluindo na tomada de decisão da escola. Tem um papel fundamental na defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos dos estudantes, bem como na própria construção do processo democrático. O grêmio representa a voz dos alunos na escola e permite que eles exercitem a cidadania desde cedo, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar.

A Chefe do Núcleo de Monitoramento de Gestão da Rede, Neuma Veras, expressou sua gratidão e satisfação com a realização da ação formativa. “Em nome da GRE Sertão do Alto Pajeú, agradeço, em especial, a Ana Maria Coutinho, Ana Vilela e Alzira Fônseca, pela orientação sobre o Grêmio Estudantil e o protagonismo juvenil aos gestores escolares desta gerência. O momento foi especial, enriquecedor e motivador, possibilitando a todos, tomadas de decisões assertivas na criação, ativação e melhoria de um Grêmio Estudantil atuante focado no protagonismo juvenil para tomada de decisões educativas nas mais diversas situações identificadas nas escolas, buscando estratégias para a solução delas. As informações foram fundamentais para o processo de uma gestão democrática, buscando a melhoria da escola pública de qualidade”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.