quarta-feira, 3 de maio de 2023

Prefeitura de Tabira emite nota esclarecendo aplicação do reforço da vacina Bivalente

 


Nota de Esclarecimento

“Em resposta a imprensa que afirmou que o município de Tabira ainda não havia recebido a vacina Bivalente”, esclarecemos que essa informação não procede.

Na última entrevista realizada no Programa Cidade Alerta, em 27/04/2023, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), a enfermeira Maria Cândida Pereira Lima Nunes, informou que a vacinação Bivalente seria iniciada para o novo público, de 18 anos ou mais, somente nesta terça-feira, dia 02/05/2023. Isso se deveu ao fato de que o estoque da semana ainda estava zerado, e a previsão era de que a vacina fosse recebida no dia seguinte, na sexta-feira.

Até aquela data, quinta-feira, 27/04/2023, o município estava seguindo a Nota Técnica nº 17/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS, que incluía as pessoas com comorbidades como grupo prioritário para receber a dose de reforço com a vacina Covid-19 Bivalente, a partir dos 12 anos e os maiores de 60 anos, já contemplados em portaria anteriormente.

Esclarecemos que o município segue uma logística para solicitar as vacinas de acordo com o público liberado pelo Ministério da Saúde e aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Os pedidos são realizados todas as segundas-feiras e liberados de acordo com o estoque do Programa Estadual de Imunização (PEI), nas quintas ou sextas-feiras, para serem aplicados na semana seguinte. Não podemos estocar vacinas, e as solicitações são feitas de acordo com as deliberações das notas técnicas, pois, após o descongelamento, as vacinas têm um prazo curto de vencimento.

Desde o dia 23/02/2023, recebemos a vacina Pfizer Bivalente, e até o dia 23/04/2023, foram recebidas 2.994 doses, todas aplicadas no público contemplado pela portaria.

No dia 26/05/2023, recebemos 2.004 doses para serem aplicadas na segunda a quinta semana do mês em curso, com esse novo público. Como prometido na entrevista, iniciamos a vacinação em todas as unidades de saúde e anexo do PNI.

A enfermeira Maria Cândida Pereira Lima Nunes ressaltou que fez um juramento de cumprir todas as obrigações e respeitar as portarias do Ministério da Saúde, e que tem o compromisso de prestar assistência com qualidade aos cidadãos. Para isso, é preciso seguir um processo de trabalho metódico. Ela respeita sua profissão e a Secretaria de Saúde, onde trabalha desde 2000, e alerta que a disseminação de informações erradas é um crime.

Anexamos fotos da aplicação da vacina em domicílio e do treinamento da equipe para comprovar o compromisso do município de Tabira com a vacinação da população.

Atenciosamente,

Maria Cândida Pereira de Lima Nunes

Coordenadora Municipal do PNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.