O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (Pmavv) – Módulo Idoso, desenvolvido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, passa a ser referência para todo o Estado, através da cooperação técnica com o Ministério Público de Pernambuco (Mppe). O ato de assinatura contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros e do procurador-geral de Pernambuco, Marcos Carvalho, na sede do Mppe. A partir de agora, a plataforma pioneira no Estado para o combate à violência contra os idosos poderá ser utilizada por qualquer município pernambucano.
Os municípios que decidirem aderir ao Protocolo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (Pevi) do Mppe terão acesso ao sistema de informação. Com isso, serão disponibilizados manuais, ferramentas e todos os artefatos necessários para a customização e implantação do sistema.
O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (Pmavv) foi lançado no Jaboatão, em março de 2021, com o objetivo de proteger as pessoas de vários tipos de violência, e o Módulo Idoso é uma das ferramentas da plataforma. Desde então, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (Navv) do município já realizou 552 atendimentos, dos quais 87,2% foram referentes a violações contra pessoas idosas.
Entre os principais registros de violência se destacam negligência, psicológica, abandono e financeira. As denúncias também podem ser feitas em casos de violações físicas, institucionais, medicamentosa, moral, sexual, autonegligência, entre outros. Cada situação é encaminhada à rede de assistência social ou Ministério Público para ser apurada e garantir a proteção da vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.