domingo, 30 de junho de 2024

Governo Raquel Lyra amplia abastecimento de água em Brejinho

 


Da Assessoria

Com a prioridade de ampliar o abastecimento de água em comunidades do Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (28), em Brejinho, no Sertão do Pajeú, um sistema simplificado de abastecimento d’água que vai atender famílias, moradoras das comunidades de Gregório, Logradouro e Tamboril. A gestora também assinou um convênio com a prefeitura para implantação de uma rede de abastecimento para o loteamento Mané Zuada.

“Aqui nós reafirmamos o compromisso com o Sertão do Pajeú, em trazer água e dignidade para essas famílias que por muitos anos não tinham água encanada para beber, banho e fazer comida. O povo dessa região pode ter certeza que esse é um Governo que já está chegando a cada recanto do nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O sistema rural de abastecimento de água, com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, vai atender 208 famílias das três comunidades. Nesse sistema, a água é captada do Rio Pajeú, a partir de uma adutora de água bruta, com extensão de 504,80 m. Em seguida, passa por uma estação de tratamento, com um reservatório apoiado com capacidade de 10 m³ e dois reservatórios elevados, com capacidade de 21 m³ cada. A rede de distribuição possui 21.548 m de extensão, atendendo 100% das famílias das três comunidades.

Coordenador do programa de saneamento rural do Estado, o secretário executivo de Saneamento, Artur Coutinho, enfatizou que o Governo do Estado vem trabalhando fortemente no Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). “Estamos implementando uma série de sistemas simplificados que garantem a essa população rural acesso à água da mesma qualidade das pessoas que moram no meio urbano têm, junto com a Compesa”, explicou.

O prefeito do município, Gilson Bento, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Não sabemos medir a extensão da importância de um sistema de abastecimento de água aqui para a região. Além de qualidade de vida, água potável também é saúde”, ressaltou.

Morador da região, o sertanejo Damião Vicente, de 55 anos, enfatizou que a nova estação elevatória trará mais dignidade para a população. “Antes era um sufoco. Até muitos anos carreguei carro de boi. Agora é uma maravilha. Isso é a maior riqueza do mundo. Vai ter água na torneira, vou tomar banho, dar água para os bichos, fazer limpeza. Tudo é favorável agora. É um dia importante”, comemorou.

Ainda no município, a chefe do Executivo assinou convênio para implantação da rede de abastecimento para o loteamento Mané Zuada, beneficiando 925 pessoas com água tratada. Com investimento de aproximadamente R$ 357 mil, a expectativa é que a ação seja concluída no segundo semestre deste ano. Os serviços preveem o assentamento de uma adutora, além de uma rede de distribuição e ramais com cerca de 250 ligações. As intervenções serão executadas pelo município com fornecimento dos materiais pela Compesa.

Para o deputado estadual Gustavo Gouveia, esse é um momento para celebrar. “Fico feliz em ver essa sensibilidade, garra e vontade da governadora em fazer as coisas acontecerem. Eu tenho certeza que isso é o começo desse grande ritmo de entregas dos próximos anos”, disse.

Estrada

Finalizando a agenda em Brejinho, a governadora Raquel Lyra participou, ao lado do prefeito, da entrega da pavimentação da PE-413, do trecho que liga a cidade ao povoado de Vila de Fátima.

Acompanharam a agenda o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia; os prefeitos Sávio Torres (Tuparetama), Zeinha Torres (Iguaracy), Luciano Torres (Ingazeira), Delson Lustosa (Santa Terezinha); o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; e o diretor regional do Sertão da Compesa, Guilherme Duarte Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.