Na noite desta sexta-feira (15) a pré-candidata a prefeita de Olinda, deputada Teresa Leitão, realizou uma plenária sobre urbanismo, cujo tema já serviu de acúmulo de conhecimentos para o futuro programa de governo nas eleições deste ano. A palestra "Direito à Cidade e Governança: Desafio da Gestão Municipal" foi ministrada pelo professsor Luis de La Mora, titular do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.
Compareceram lideranças comunitárias, líderes estudantis, sindicalistas e pré-candidatos a vereador de Olinda. Além do público, sentaram à mesa com Teresa Leitão o ex-prefeito João Paulo (PT), o deputado federal Silvio Costa (PTdoB), o ex-vereador do Recife Dilson Peixoto (PT), o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago, o coordenador do Fórum Nacional de Educação Heleno Araújo, o presidente do PT em Pernambuco Bruno Ribeiro e o vice-presidente do PT de Olinda Miguel Pacífico.
O professor Luis de La Mora discorreu sobre os processos de ocupação das cidades da Região Metropolitana do Recife e como as populações mais pobres foram expulsas de onde moravam em áreas centrais para locais periféricos e distantes. Clamou por administrações que tratem "o direito à cidade" das pessoas de forma mais séria e independente.
De La Mora deixou uma série de sugestões de como deveria trabalhar uma administração municipal. O professor citou a importância de se realizar projetos integrados entre secretarias de uma gestão, "sem dividir, sem criar fragilidades". Para ele, é preciso "participação popular e articulação com as pessoas", ao mesmo tempo em que afirmou que é preciso aprimorar mecanismos de participação outrora utilizados em Olinda, como o Orçamento Participativo. O professor também citou a necessidade de gestores com competências e habilidades para dirimir conflitos com adversários e transformar diferenças em "complementaridades".
O ex-prefeito do Recife, João Paulo, reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Teresa Leitão, ao mesmo tempo que contribuiu com o tema do debate lembrando dos programas de sucesso de suas gestões. Para ele, o maior desafio de administrar o Recife é garantir o espaço para elevar a consciência das pessoas. "Cuidar bem da saúde, da educação, da cultura e da arte, nada mais é que a obrigação de um prefeito. Mas um prefeito de esquerda, ele tem que elevar a consciência política das massas, para que cada cidadão e cidadã possa exercer, efetivamente, seu papel na sociedade", disse João Paulo. O ex-prefeito e pré-candidato do PT lembrou de várias políticas públicas realizadas em suas duas gestões (de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008) e da gestão do ex-prefeito João da Costa (PT). "Nós fizemos tanto em tantas áreas, que mesmo depois da atual gestão, a gente ainda pode ver um resultado significativo na cidade", disse.
"A cidade é o lugar onde a gente vive, onde a gente nasce, onde cria relações sociais, onde a gente vai dormir e quer se acordar". Com essas palavras a deputada Teresa Leitão lembrou da importância de se criar nas pessoas um sentimento de "pertencimento" à cidade. A deputada explica que, quando um cidadão ou cidadã vê em sua cidade um local onde quer passar sua vida, a relação com o município ganha outra dimensão de importância.
A parlamentar também disse que é preciso encarar a governabilidade de forma que haja eficácia no trabalhar. "Se a gente encara a governabilidade no aspecto de exercer a governança, as políticas públicas passam a sair do papel", disse.
O deputado federal Silvio Costa ressaltou o preparo de Teresa Leitão enquanto liderança política, assim como Paulo Rubem Santiago também lembrou dos esforços de Teresa na temática educação. O presidente do PT-PE, Bruno Ribeiro, ressaltou a importância do apoio da direção estadual do PT. "Tenho visto o amor de Teresa por Olinda", disse Bruno Ribeiro.
A deputada Teresa Leitão realiza, agora, uma série de agendas para discutir o programa de Governo como vários temas como mobilização popular, educação, transporte, participação, juventude e diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.