ACADEMIA

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Transmissão de Zika por pernilongo comum requer 'mudança radical' em medidas de controle

Resultado de imagem para zika virus
A bióloga Constância Ayres, da Fiocruz Pernambuco, fez uma descoberta inédita que tem o potencial de proporcionar um salto no conhecimento dos cientistas sobre o vírus Zika, e mudar radicalmente a estratégia brasileira de prevenção dele.
Ayres conseguiu encontrar, pela primeira vez, pernilongos carregando o vírus na natureza.
Na quinta-feira, a Fiocruz anunciou oficialmente que o mosquito Culex quinquefasciatus , conhecido como muriçoca ou pernilongo doméstico, também pode transmitir o vírus que causa microcefalia e malformações em bebês.
Até então, cientistas acreditavam que o mosquito Aedes aegypti era o principal vetor do vírus no Brasil. Agora, de acordo com Ayres, os cientistas precisam determinar qual das duas espécies é a mais importante na epidemia de Zika no Brasil.
Durante o anúncio, a Fiocruz afirmou que, até que se compreenda a importância do pernilongo na epidemia, a política de controle da Zika continuará focada no Aedes aegypti .
Mas dependendo dos resultados, seria necessária uma "mudança radical" na atual estratégia atual de controle da epidemia, afirma a pesquisadora.
"Não existem estratégias de controle do Culex no Brasil. Isso vai ter de mudar radicalmente", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.