ACADEMIA

sábado, 28 de agosto de 2021

Curta traz visita de contador de histórias burquinense à comunidades quilombolas de Carnaíba

 


Neste domingo (29), o curta pernambucano De Burkina Faso a Terras Quilombolas: um encontro pela oralidade estará disponível gratuitamente no YouTube. O filme registra o projeto de mesmo nome, que levou o contador de histórias e ator François Moïse Bamba, do país da África Ocidental que dá nome à iniciativa, para as comunidades quilombolas Abelha, Travessão do Caroá, Gameleira e Brejo de Dentro, todas localizadas em Carnaíba.

Os encontros foram realizados no início de 2020, com atividades e momentos cotidianos, com o artista e os moradores das quatro comunidades partilhando mutuamente suas heranças e vivências na tradição oral. Esses momentos preciosos foram registrados e se transformaram no poético filme que faz sua estreia neste domingo.

O projeto Do Burkina Faso a Terras Quilombolas: um encontro pela oralidade foi idealizado pelas artistas Laura Tamiana e Karuna de Paula, residentes em Recife, em parceria com Edna Andrade, liderança quilombola, e a Comissão Quilombola do Caroá. Já Paula Vanina foi a responsável pela captação das imagens, além de assinar o roteiro e a edição do filme.

Nos oito dias dos encontros, Bamba se encontrou com importantes nomes das comunidades que visitou, como Sebastião Gonçalo da Silva, mestre do Coco e uma das lideranças do quilombo Abelha,o benzedeiro Manoel Benedito e o mestre Dezinho do Pífano. Durante o dia, esse intercâmbio foi repleto de contação de histórias, apresentações de coco, batucadas e oficinas, valorizando a tradição oral da transmissão dos saberes e da cultura. Ao todo, as quatro comunidades contam com 330 famílias, todas acolhendo bem o visitante e a proposta do projeto, com trocas intensas dos dois lados.

O filme estará disponível a partir das 16h, no canal do YouTube de Laura Tamiana. O projeto contou com recursos do Funcultura e apoio da Prefeitura Municipal de Carnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.