ACADEMIA

domingo, 26 de setembro de 2021

Bolsonaro chega a 1.000 dias de governo com aprovação menor que a de Dilma

 


Poder360

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) completa neste domingo (26) a marca de 1.000 dias como hóspede do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Diante da pandemia de Covid-19 e da deterioração de indicadores econômicos, Bolsonaro tem a 2ª menor taxa de popularidade entre os presidentes pós-redemocratização ao chegar ao milésimo dia de governo. Só ganha de Fernando Collor de Mello, que deixou o cargo no 1.020º dia de gestão.

O Poder360 compilou os dados de todas as pesquisas de popularidade dos presidentes eleitos de 1992 até 2021. Os levantamentos usados são das empresas Datafolha, Ibope, Ipec e PoderData. Itamar Franco (1992-1995) e Michel Temer (2016-2018) não foram considerados, pois não chegaram há completar 1.000 dias à frente do governo —Itamar teve 732 dias; Temer, 852.

A pesquisa mais recente, do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgada na quarta-feira (22), mostra que 53% dos entrevistados consideram o governo Jair Bolsonaro “ruim” ou “péssimo”. Para 23%, a atual gestão é “regular”. São 22% os que aprovam o governo. O Ipec é administrado por executivos ligados ao antigo Ibope (que fechou as portas em janeiro de 2021).

O Datafolha, empresa do jornal Folha de S.Paulo, divulgou pesquisa em 16 de setembro que também mostra Bolsonaro aprovado por 22% da população. São 24% os entrevistados que o consideram “regular” e 56% os que o avaliam como “ruim” ou “péssimo”.

As pesquisas confirmam os resultados do último levantamento PoderData —divisão de pesquisas de opinião do jornal digital Poder360. Na pesquisa, divulgada em 16 de setembro, os que consideram o chefe do Executivo “ruim” ou “péssimo” são 56%, enquanto 27% o acham “ótimo” ou “bom”. Outros 14% dizem que o presidente é “regular”, e 3% não souberam responder.

As taxas são quase as mesmas nas 3 pesquisas, quando se considera a margem de erro dos levantamentos.

Abaixo, relembre como estava o governo dos últimos presidentes a completar 1.000 dias no cargo.

DILMA

Em 27 de setembro de 2013, Dilma Rousseff (PT) era aprovada por 36%, segundo o Datafolha, e por 37%, segundo o Ibope. A presidente enfrentava as maiores manifestações contra o seu governo até então. Atos por todo o país haviam estourado em junho e produziram ecos pelos meses seguintes. No auge dos protestos daquele ano, a petista viu a taxa de aprovação cair 27 pontos percentuais em 1 mês (Datafolha).

Para tentar minimizar a situação, Dilma fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão e propôs um pacto aos governantes, que incluiu um plebiscito para a reforma política. Não rolou. O 1º mandato terminou aos frangalhos. Ainda assim, Dilma foi reeleita em uma disputa acirrada com Aécio Neves (PSDB) em 2014. Inaugurou seu 2º mandato adotando forte ajuste fiscal. Um quadro de estagnação e inflação alta, aliado à queda da popularidade e à operação Lava Jato, contribuíram para seu impeachment em agosto de 2016.

LULA

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) também não teve vida tranquila na data que marcou o milésimo dia do governo. Algumas semanas antes de 27 de setembro de 2005, o então deputado Roberto Jefferson (PTB) denunciava o esquema do mensalão. José Dirceu, hoje articulista do Poder360 e à época ministro-chefe da Casa Civil, pediu demissão do cargo e logo foi cassado.

FHC

Ao completar 1.000 dias de mandato, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve taxas de aprovação que até hoje são as maiores para um chefe do Executivo no período. Segundo o Datafolha, 43% o consideravam “ótimo” ou “bom” em setembro de 1997. O tucano também registrou a menor taxa de rejeição: 15%.

No ano marcado pela compra de votos para garantir a aprovação da emenda que passou a permitir a reeleição de presidente, governadores e prefeitos, havia um clima favorável ao governo. Depois de aprovada a PEC (proposta de emenda à Constituição) da reeleição, em junho, FHC vinha recuperando a avaliação positiva. O bom momento do Plano Real, que controlou a inflação, também ajudou.

Em setembro de 1997, o presidente teve um pico de popularidade. A avaliação logo começou a derreter com os efeitos da crise asiática. No começo de 1998, a taxa de aprovação chegou a 35%, segundo o Datafolha, com a alta do desemprego. Terminou o 2º mandato, em dezembro de 2002, com 26% da população avaliando o governo “ótimo” ou “bom” e 36%, “ruim” ou “péssimo”.

FERNANDO COLLOR

Collor completou 1.000 dias no comando do país em dezembro de 1992. Em setembro foi divulgada a pesquisa do Datafolha que seria a última sob seu governo. O levantamento apontou rejeição recorde de 68%. Levaria quase 23 anos para o percentual ser batido: em agosto de 2015, Dilma assumiu o posto de presidente com maior rejeição da série histórica da empresa de pesquisas, iniciada em 1987.

A pesquisa apurou um momento delicado do então presidente. O pedido de impeachment que o tiraria do poder foi apresentado à Câmara em 1º de setembro. Teve como base denúncias feitas por Pedro Collor de Mello, irmão do chefe do Executivo, sobre esquema de corrupção no governo federal comandado pelo ex-tesoureiro da campanha de Collor, Paulo César Farias.

Com a admissibilidade do impeachment aprovada na Câmara, Collor foi afastado da Presidência em 29 de setembro de 1992. Chegou a renunciar ao cargo em 29 de dezembro, horas antes do Senado iniciar o julgamento do impeachment. A Casa manteve a sessão, e tirou o presidente definitivamente do cargo com 76 votos favoráveis, e 3 contrários. A decisão também suspendeu seus direitos políticos por 8 anos, tornando-o inelegível para qualquer função pública durante esse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.