ACADEMIA

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Marinha renova alerta para ventos de até 60 km/h, ressaca e ondas de 2,5 metros em Pernambuco e outros estados

 


A Marinha do Brasil renovou o alerta sobre a intensificação dos ventos alísios, que são deslocamentos de massas de ar quente e úmido que sopram de forma constante à região equatorial. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), nas regiões do Sudeste ao Nordeste, o ventos podem chegar à intensidade de até 60 km/h na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Touros, do Ceará, do Piauí e do Maranhão, a leste de São Luís, até a próxima quarta-feira (29).

Esses mesmos ventos também poderão favorecer a ocorrência de ressaca do mar, provocando ondas mais violentas, com até 2,5 metros de altura na faixa litorânea entre os estados de Alagoas, ao norte de Maceió, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e ao sul de Natal, também até a manhã de 29 de setembro.

“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, pede a Marinha. Importante destacar que esse fenômeno em nada se relaciona com a erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de Las Palmas, na Espanha. A atividade vulcânica chamou a atenção para uma chance remota de tsunami no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.