ACADEMIA

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Extensão: Campus recebe visita de crianças de creche do municipio de Afogados da Ingazeira

 


O IFPE Afogados recebeu na manhã e tarde desta terça (24), a visita de 130 crianças do Centro Educacional Infantil – CEI Evangelina de Siqueira Lima, do município de Afogados da Ingazeira. A visita faz parte das atividades do Projeto de Extensão “Promovendo Educação Emocional e Habilidades Sociais na Infância”, desenvolvido pelo professor de psicologia e relações humanas Elton André Silva de Castro junto ao CEI. Os estudantes se dividiram em dois grupos por turno, de acordo com seu horário de estudo.

O Projeto visa promover a cooperação social como forma de resolver conflitos, por meio da realização de diversas atividades para estimular comportamentos como o reconhecimento e a identificação de emoções e o reforço dos laços de amizade entre as crianças. De acordo com o professor, a visita é uma forma de aproximação entre as instituições parceiras: “É comum a gente entrar nestes espaços para desenvolver nossos projetos e muitas vezes eles nem nos conhecem enquanto instituição, então a ideia é criar esse momento de interação”, explicou.

O roteiro da visita incluiu as boas-vindas com animação e contação de histórias na Biblioteca João Paraibano. Luiz Filho de Andrade, pedagogo e arte-educador, e Sandra Maria dos Santos de Carvalho, bacharelanda em biblioteconomia, ambos da equipe da Biblioteca Municipal Monsenhor Alfredo Arruda Câmara, fizeram o momento de acolhida e interagiram com os pequenos visitantes.

Em seguida, as crianças participaram de um desafio: em uma sala escura, tinham que atravessar um caminho desviando dos lasers, que se tocados, acionavam uma campainha. Os sensores e o laser foram instalados com o uso de espelhos pelo estudante de Eletroeletrônica do Campus Gabriel Simões Nogueira e pelo Técnico de Laboratório Lindenberg Monteiro Martins. Depois as crianças seguiram para o laboratório onde acompanharam experimentos com o professor de Química Joacy Vicente, que misturou substâncias líquidas fazendo-as mudar de cor e tocou fogo em uma cédula de dinheiro sem queimar o papel: “Não é mágica, é ciência!”, explicou o professor às crianças.

Ao final, a visita foi encerrada com um lanche oferecido pelo IFPE Afogados e preparado no laboratório de massas do Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.