ACADEMIA

sábado, 28 de maio de 2022

Prefeitura de Sertânia realiza ações de conscientização sobre o trânsito na campanha Maio Amarelo

 


Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população, a Prefeitura de Sertânia promoveu ao longo deste mês uma série de eventos sobre o trânsito. As atividades aconteceram dentro da campanha Maio Amarelo, com o tema “Juntos Salvamos Vida”. O objetivo foi através da educação chamar a atenção da sociedade para os riscos de acidentes no trânsito. O movimento destaca a importância da cooperação de todos para a segurança viária.

A principal atividade consistiu nas visitas às escolas da rede municipal, tanto da sede, como das vilas e povoados. Os agentes de trânsito do município visitavam esses espaços para falar sobre como diminuir a possibilidade de acidentes, evitando no momento da direção, por exemplo, ingestão de bebida alcoólica, uso do celular e alta velocidade. Também foi reforçada a importância do uso do capacete e do cinto de segurança. Essas ações alcançaram alunos tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Médio.

Na quinta-feira (19/05) os estudantes da Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos e da Escola Etelvino Lins de Albuquerque, além da presença da Guarda Civil Municipal contaram com a visita da Polícia Rodoviária Federal. Nessas unidades teve uma Escolinha de Trânsito, quando as crianças foram orientadas sobre a importância de conhecer e respeitar as leis do trânsito

Também foi realizado, de 18 a 20 de maio, um grande evento na Praça Raul Guimarães, no centro da cidade. Nestas datas houve uma simulação de acidentes no local. Foram colocados bonecos em tamanhos reais, simulando vítimas fatais. A ideia foi chamar a atenção de quem passava por aquele ponto. Ainda no dia 18 aconteceu uma apresentação teatral, encenando uma briga de trânsito.

Dentro da programação do Maio Amarelo foram colocadas placas educativas e feito panfletagem em vários pontos da cidade. Materiais de conscientização que ajudam a ampliar a segurança no trânsito de Sertânia.

O Maio Amarelo contou também com o programa Detran Itinerante, que atendeu o município nos dias 11, 12 e 13. Foram disponibilizados à população local vários serviços do órgão, como entrada na primeira habilitação, renovação de exames, mudança de categoria da CNH, retirada da segunda via da CNH, entre outros.

Os motoristas de transporte escolar também tiveram seu momento. Eles participaram na quarta-feira (25/05) de uma palestra sobre segurança e responsabilidade no transporte escolar. A iniciativa foi comandada por Euda Clélia, Analista de Trânsito e Orientadora Educacional de Trânsito do Detran.

As ações foram promovidas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, através da Guarda Civil Municipal, com apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. A campanha continua até a próxima terça-feira (31/05) com mais visitas às escolas do município.

“Essa integração entre as secretarias foi fundamental para todo o trabalho realizado, feito não apenas agora, mas ao longo de todo o ano e intensificado neste mês. A educação é o caminho que devemos seguir se quisermos diminuir os índices de acidentes de trânsito. Sabemos que são muitos os responsáveis pela segurança viária e nós estamos trabalhando diariamente para fazer a nossa parte, então esperamos que cada motorista, motociclista e pedestre também façam as suas, porque como diz o tema do Maio Amarelo de 2022, juntos podemos salvar vidas”, pontuou o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Vladimir Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.