ACADEMIA

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Conselheiros de Serra Talhada comentam chacina em Porções-PE

Foto: C1
Foto: C1
Nessa segunda-feira (09), Antonio Alves e Ari Amorim, coordenador e secretário do Conselho Tutelar de Serra Talhada respectivamente, comentaram a chacina no município de Porções, que resultou na morte de três conselheiros e uma mulher, no último fim de semana. O crime repercutiu em todo o Brasil e, sobretudo, em Pernambuco, exigindo providências das autoridades e expondo a fragilidade da segurança das pessoas que atuam nessa área.
Segundo o conselheiro Antonio Alves, o Conselho Tutelar de Serra Talhada decretou luto pela morte dos companheiros de Porções, colocando inclusive faixa preta na fachada da sede.
O secretário Ari lamentou o ocorrido. “Pra gente é uma situação lamentável que três Conselheiros que nós conhecíamos pessoalmente… eu conhecia, Antonio também conhecia… comoveu todo população do Brasil inteiro e nós estamos justamente demarcando esta mobilização… foi uma tristeza imensa”, comentou.
Ari faz um alerta para que a população conheça mais a fundo o trabalho do Conselho Tutelar, para que não haja mais mortes. “Outros Conselheiros morrerão. Com certeza, porque já temos notícias em outros lugares que conselheiros sofreram atentados… aqui em Serra Talhada vários conselheiros sofreram ameaças, conselheiros saíram correndo… na zona rural porque o sujeito puxou uma foice e ameaçou”, disse.
O secretário lembrou que o papel do Conselho Tutelar não é “tomar crianças”, como muitos pensam. “O papel do Conselho é zelar pelos direitos, e um bom zelador não cuida diretamente da situação, ele busca um especialista… Na realidade da criança e do adolescente o Conselheiro é este zelador que vai chamar o assistente social, o psicólogo, vai notificar, aliás, vai requisitar o serviço na área de saúde, de educação, de assistência social”, explicou.
Para os conselheiros existe uma visão deturpada do papel do Conselho Tutelar. Ficou generalizado que o Conselho “toma crianças” e este, segundo os conselheiros, não é o papel do Conselho Tutelar. “O papel do Conselho Tutelar é ser um servidor e um zelador de direito da criança e adolescente”, destacam.
Criado em 1991, o Conselho Tutelar de Serra Talhada foi o segundo instalado em Pernambuco e ao longo deste mais de 20 anos teve muitos registros de ameaças e violências. Talvez seja por isso que a chacina de Porções tenha abalado tanto os seus conselheiros. “Veja que ironia do destino… vamos entender agora o papel destas criaturas, destes conselheiros, desses servidores, em defesa dos nossos filhos, depois que mataram, depois que eles morreram?”, lamenta Ari.
Antonio anunciou que o Conselho Tutelar de Serra Talhada estará presente na próxima quinta-feira (12) na Universidade Rural de Pernambuco, em Recife, onde haverá ato ecumênico em homenagem às vítimas da chacina, além de discussão das reivindicações da categoria e elaboração de um documento para cobrar do Governo do Estado melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.